sexta-feira, setembro 22, 2006

UM SÉRIO AVISO AO MUNDO


No seu discurso de ontem perante a assembléia geral das Nações Unidas, a ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, disse que a História julgará a comunidade internacional e a sua (in)decisão em lidar com o Irão, que não está só a ameaçar Israel, mas o mundo inteiro.

“Se quisermos proteger os nossos valores não basta só acreditarmos neles – temos de agir de acordo – disse a ministra.

Livni acrescentou que “não há maior desafio aos nossos valores que os que são colocados pelos líderes do Irão. Eles negam e troçam do Holocausto. Eles falam aberta e orgulhosamente do seu desejo de riscar Israel do mapa. E agora, pelas suas acções, vão atrás das armas para alcançar este objectivo, para pôr a região em perigo e ameaçarem o mundo. O que é que será preciso ainda acontecer para que o mundo leve essa ameaça a sério? O que é que precisa mais de acontecer para parar a hesitação e as desculpas?”

Livni continuou dizendo que “conhecemos as lições do passado. Conhecemos as consequências do apaziguamento e da indiferença. Não há lugar para tais líderes neste fórum. Não há lugar para tal regime na família das nações. Para quem ainda tivesse dúvidas, a ameaça iraniana foi exposta diante de todos no recente conflito no Líbano.”

"O mundo enfrenta um teste crítico: assegurar a completa implementação da resolução 1701 e a libertação imediata e segura dos reféns israelitas.” – acrescentou.

Livni acrescentou que “demasiadas vezes Israel não é visto pela sua criatividade única e pelo seu espírito de empreendimento ou pela sua contribuição – bem maior que o seu tamanho – para as ciências e a literatura, até ao desenvolvimento e inovação humanos.

“Em muitas partes do mundo somos vistos apenas através das lentes do conflito israelo-árabe. E essas lentes são frequentemente distorcidas. Para muitos, este conflito é retratado como um confronto entre David e Golias, em que Israel é injustamente visto como Golias. Mas esta imagem simplistica ignora o facto de que Israel continua a ser uma democracia ameaçada numa região hostil.”

Estas afirmações da ministra israelita são mais uma chamada de atenção ao mundo civilizado, de que não há tempo a perder no que concerne à questão do Irão nuclear.

Deus queira que o mundo acorde a tempo.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Lai disse...

Concordo com o discurso da Srª Ministra.

Shalom Israel
Lai