sábado, outubro 07, 2006

ISRAEL PREPARA-SE PARA A GUERRA CONTRA A SÍRIA E O IRÃO



Sob a ameaça de um Irão potencialmente armado com armas nucleares, Israel está a preparar-se para uma possível guerra contra a Síria e o Irão - sugerem fontes políticas e militares israelitas.
O conflito com o Hezbollah levou a uma revisão da mentalidade estratégica em Israel. Uma conclusão chave é que demasiada atenção tem sido prestada aos militantes palestinianos em Gaza e na margem ocidental, em vez de estar focalizada nos dois maiores promotores do terrorismo na região, que colocam um perigo muito maior à existência de Israel - dizem os entendidos israelitas.
"O desafio do Irão e da Síria está actualmente no topo da agenda da defesa israelita, mais até que a preocupação com os palestinianos." - disse uma fonte da defesa israelita. Pouco antes da guerra no Líbano, o major-general Eliezer Shkedi, comandante da força aérea israelita, foi colocado como responsável da "frente iraniana", um novo posto nas Forças de Defesa de Israel. A sua missão será comandar quaisquer futuros ataques à Síria e ao Irão.
A instituição da defesa israelita acredita que a corrida iraniana ao programa nuclear significa que a guerra poderá ser inevitável.
"Preparámo-nos no passado para um possível ataque militar às instalações nucleares iranianas" - citou uma fonte bem informada - "mas a crescente confiança iraniana depois da guerra no Líbano significa que nos temos de preparar para uma guerra em grande escala na qual a Síria será uma peça fundamental."
Foi formada uma nova brigada de infantaria, denominada "kfir" - cria de leão - que será a maior do exército de Israel. "É uma solução parcial para o desafio das brigadas de comandos sírios, consideradas melhores que o Hezbollah" - referiu uma fonte militar.
Tem havido grande preocupação em Israel por causa de um pacto militar assinado emTeerão em 15 de Junho passado, entre o Irão e a Síria, e que o ministro de defesa iraniano descreveu como "frente mútua contra as ameaças israelitas". Desde 1973 que Israel não tem lutado com mais do que um exército de cada vez.
Durante a guerra no Líbano, Ali Akbar Mohtashamipour, o iranano fundador do Hezbollah, avisou: "Se os americanos atacarem o Irão, o Irão atacará Tel Aviv com mísseis."
Segundo o Instituto Internacional para Estudos Estratégicos em Londres, tanto o Irão como a Síria têm mísseis balísticos que podem cobrir a maior parte de Israel, incluindo Tel Aviv. Foi agora designado um orçamento de emergência para a construção de modernos abrigos subterrâneos.
"A ineficácia das forças armadas israelitas contra o Hezbollah elevou a confiança dos iranianos" - disse um reconhecido analista.
Alguns analistas pensam que Israel perdeu uma oportunidade de ouro ao não ter atacado a Síria durante a guerra contra o Hezbollah. Eles acreditam que em poucos dias poderiam ter acabado com o poderio aéreo sírio.
A ameaça agora mantém-se preocupante. Até quando?

Shalom Israel!





1 comentário:

Rouxinol disse...

"A instituição da defesa israelita acredita que a corrida iraniana ao programa nuclear significa que a guerra poderá ser inevitável."

Não é isso que a própria CIA afirma.

Desenvolvi o tema aqui