sábado, outubro 21, 2006

ISRAEL PREPARA-SE PARA INTERVIR NA FAIXA DE GAZA


Desde Terça-Feira passada que o exército de defesa de Israel (IDF) tem estado a encontrar e destruir túneis utilizados para a passagem de armas do Egipto para a Faixa de Gaza.
Mais de 15 túneis foram até agora encontrados e destruídos.
Pelo menos um míssel anti-tanque foi disparado contra as forças israelitas enquanto estas prosseguiam a sua busca de túneis na chamada "estrada de Filadélfia", que ladeia a faixa palestiniana na sua fronteira com o Egipto.
Ainda ontem de manhã seis foguetes Kassam foram disparados a partir do Norte da Faixa de Gaza tendo um deles atingido uma zona a sul da cidade de Askhelon. Nenhum dos ataques provocou qualquer ferido.
Fontes do exército de Israel informaram na passada Terça-Feira que a quantidade de explosivos e armas contrabandeados desde o Egipto até à Faixa de Gaza através destes túneis é pior do que antes se pensava, originando a que se esteja a organizar uma operação militar de grande envergadura na Faixa de Gaza. A idéia de algumas chefias militares é que não bastará uma operação militar, mas que será também necessária uma presença contínua do exército de Israel naquela região palestiniana.
Os militares israelitas têm amplamente acusado o Egipto de permitir o contínuo contrabando de armas pelas suas fronteiras até Gaza, apesar deste ter afirmado que não permitiria tal prática.
Desde que Israel deixou Gaza há precisamente um ano, o controle da entrada de armas passou para as mãos do Egipto e do Hamas, o que apenas fez com que o aumento do tráfico de armas disparasse. É como pôr uma raposa a guardar a capoeira. Na verdade, todos eles têm a mesma ambição maligna contra Israel.
Mais uma vez, Israel terá de agir com dureza. Esperamos que seja uma operação breve, e que não se torne num "novo Líbano".

Shalom, Israel!

Sem comentários: