quinta-feira, outubro 05, 2006

O REGRESSO DA "TRIBO PERDIDA"


Um grupo de 218 pessoas de uma remota aldeia montanhosa do nordeste da Índia e que reivindicam serem descendentes de uma das tribos perdidas de Israel, estarão imigrando para Israel, pela primeira vez reconhecidos como judeus. O "aliyah" - retorno à sua terra - destes membros da comunidade Bnei Menashe a Israel é um ponto de viragem - disse Michael Freund fundador da Shavei Israel, que presta assistência aos "judeus perdidos" que desejam voltar à comunidade judaica.
As notícias da planeada chegada destes 218 membros da Bnei Menashe, que já fizeram a conversão oficial ao judaísmo na Índia foi pela primeira vez tornada pública nesta Terça-Feira passada.
A decisão do governo para trazer estes 218 para Israel seguiu-se a meses de querelas burocráticas em que o Ministério do Interior e da Absorção desencorajaram planos para os trazer a Israel.
Foram necessários vários anos para que advogados que trabalhavam no assunto conseguissem convencer as autoridades de Israel que os Bnei Menashe eram de facto judeus de há longo tempo "perdidos" e que haviam retornado à sua fé. Eles esperam que este grupo leve outros da comunidade a também fazerem "aliyah".
Este grupo de imigrantes passou por "cursos de conversão" e foram aprovados à conversão por juízes rabínicos enviados à Índia no ano passado pelo rabi-mor de Israel, Shlomo Amar, que os declarou "descendentes do povo judeu".
Até à data, muitos dos 1.000 membros da comunidade, que chegaram a Israel como turistas e mais tarde se converteram ao judaísmo e se tornaram cidadãos de Israel, vivem em assentamentos na margem ocidental. Alguns viviam também na Faixa de Gaza até à retirada de Israel no ano passado.
Para eles "é um sonho tornado realidade", à medida que se estabelecem perto de Hebron, e se tornam participantes da vida activa em Israel. O grupo que vai chegar em Novembro ficará nas cidades de Carmiel e Nazaré, na Alta Galiléia.
Cerca de 7.000 membros desta tribo vivem no nordeste da Índia, nos estados de Mizoram e Manipur. Eles traçam a sua ascendência até à tribo de Manassés, uma das 10 tribos expulsas de Israel pelo assírios, na antiguidade. Eles afirmam que os seus ascendentes vaguearam para nordeste, pela China, e que eventualmente se estabeleceram a sul, no nordeste da Índia.
A maioria da comunidade converteu-se ao cristianismo no início do século 20, mas nas últimas décadas alguns têm-se convertido ao judaísmo que os seus ascendentes praticaram durante séculos, incluindo a observação do sábado, guardar as leis e praticar a circuncisão e observar as leis da pureza familiar.
O que é interessante é que cerca de 1 milhão de dólares para ajudar neste projecto serão doados por organizações cristãs nos EUA que têm doado dezenas de milhões de dólares oriundos de cristãos que apoiam Israel.

O retorno dos judeus à sua terra é o cumprimento das antigas profecias. Estamos sem dúvida a viver tempos excitantes!
Shalom, Israel!




Sem comentários: