terça-feira, outubro 03, 2006

UCRÂNIA APROXIMA-SE DE ISRAEL PARA PROJECTO DE PAZ



Yushchenko oferece ajuda tecnológica a Peres
O vice-primeiro ministro israelita, Shimon Peres, e o presidente da Ucrânia, Victor Yuschenko, encontraram-se nesta Terça-Feira, em Berlim, para discutirem possível colaboração na área da nanotecnologia na luta contra o terrorismo.
Isso envolverá o desenvolvimento da tecnologia para mísseis e satélites , na sombra do passado da Ucrânia no desenvolvimento de mísseis para a ex-União Soviética.
Por seu lado, Peres ofereceu cooperação no desenvolvimento da nanotecnologia e em investimentos no "vale da paz". Yushchenko irá liderar um comité económico que irá visitar Israel a partir de 7 de Novembro.
Depois do colapso da União Soviética, cerca de 200 mísseis atómicos soviéticos podiam ser vistos na Ucrânia. Os mísseis e ogivas nucleares foram devolvidos à Rússia, excepto 12-20 mísseis que "desapareceram" e que foram aparentemente secretamente transferidos para o Irão num negócio ilegal.
Pensa-se que esses mísseis foram aproveitados pelo Irão para o desenvolvimento dos mísseis iranianos "shihab".
Peres ofereceu ao presidente ucraniano a possibilidade de colaborar no desenvolvimento do projecto "vale da paz" que englobará a região desde o Mar Vermelho a Sul até ao rio Yarmuch, a Norte.
Espera-se que o projecto inclua um canal que ligará o Mar Vermelho ao Mar Morto, áreas para a instalação de indústrias avançadas e projectos turísticos em que três países - Israel, Jordânia e os palestianianos - colaborariam.
Centenas de milhões de dólares estão planeados para o investimento neste fabuloso projecto por parte de organismos internacionais. O ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, está actualmente analisando a possibilidade de encabeçar este projecto.
Peres afirmou ao presidente ucraniano que a iniciativa do "vale da paz" deverá ser lançada no próximo ano e acrescentou: "O desenvolvimento da paz será conseguido por meios económicos, depois que os meios diplomáticos tiverem falhado."
O presidente ucraniano, por seu lado, demonstrou interesse em participar no projecto.

Assim seja. Shalom, Israel!

Sem comentários: