terça-feira, novembro 28, 2006

UM "CESSAR FOGO" DEMASIADO FRÁGIL


Tal como prevíamos, e como tem sido habitual nestes "acordos de paz" - frágeis q.b. - o lado palestiniano não consegue habituar-se à idéia de que um acordo exige o cumprimento por ambas as partes, e não apenas de uma só.
Apesar de Israel ter cumprido a ser promessa de retirar as suas forças da Faixa de Gaza, os rockets Kassam continuaram a ser disparados contra Israel. Não apenas isso, mas as ameaças contra o estado de Israel continuaram hoje mesmo a ser verbalizadas pelos terroristas.
Mesmo assim, e para que o mundo veja a realidade das intenções, o primeiro ministro israelita Ehud Olmert, num discurso proferido ontem, falou que "apesar de ainda haverem violações ao cessar fogo por parte dos palestinianos, instruí os nossos oficiais das forças de defesa a não ripostarem, a mostrarem contenção, e darem a este cessar fogo uma chance para mostrar o seu efeito pleno."
Tanto o Hamas como a Jihad já assumiram orgulhosamente a responsabilidade pelos ataques cometidos no Sábado e no Domingo após a celebração do cessar fogo.
Esperamos para ver onde isto vai parar. O que é certo é que Israel deseja a paz com os palestinianos, e está disposto a sacrificar muito a favor da mesma. Só que parece que o outro lado não tem realmente qualquer interesse na paz, uma vez que isso poria em causa todo o seu programa de destruição do estado de Israel.
Shalom, Israel!

Sem comentários: