sábado, dezembro 02, 2006

PROBLEMAS NO LÍBANO PREOCUPAM ISRAEL


Centenas de milhares de manifestantes saíram às ruas de Beirute durante do dia de ontem, numa mega manifestação de oposição ao governo de coligação de Siniora, provando que é de todo o interesse do grupo terrorista Hezbollah, armado pela Síria e pelo Irão, fazer cair o actual governo, para que a influência da Síria se torne mais poderosa naquela nação que faz fronteira com o Norte de Israel.
Este foi o início de um movimento de greves e manifestações que não descansará enquanto aquele objectivo não for alcançado. Centenas de militares fortemente armados guardaram o palácio do primeiro ministro. Dirigido pelo próprio secretário geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, os manifestantes iniciaram uma situação de impasse que levará a uma grave mas anunciada crise no país dos cedros.
Apesar do discurso televiso de Siniora em que este afirmava que o governo não iria cair, tudo leva a crer que ele não conseguirá aguentar por muito tempo este governo deveras fragilizado, podendo a situação degenerar numa guerra civil, com consequências imprevisíveis.
Claro que tudo isto numa das fronteiras mais vulneráveis de Israel. Um governo pró-sírio seria uma séria ameaça à estabilidade da região.
Os próximos dias/semanas podem ser cruciais para a sobrevivência da paz entre Israel e os seus vizinhos a Norte. A ONU poderia e deveria desempenhar um papel crucial e urgente nesta preocupante situação. Mas, como sempre, ficará inactiva e ineficiente.
Shalom, Israel!

Sem comentários: