sexta-feira, janeiro 12, 2007

ORANDO NA FRONTEIRA


Cerca de 150 cristãos evangélicos de todo o mundo reuniram-se na fronteira entre Israel e a Jordânia para orarem na entrada oriental (portão oriental) para a Terra prometida no dia de ontem, num local cheio de significado bíblico e profético.
"Esta é a abertura da entrada oriental - e tem um grande significado." - afirmou Karen Dunham, que lidera o ministério cristão em Jericó, "Living Bread Church".
O exército de Israel abre o acesso a este local restrito do rio Jordão a Karen, uma vez por ano. Segundo a tradição, o local será aquele em que Jesus foi baptizado por João Baptista. Existe um espaço amplo bastante mais a Norte, o Yardenit, onde os evangélicos baptizam os seus crentes e que muitos peregrinos visitam, mas não é o local onde se crê que Jesus tenha sido baptizado.
Desta vez foi o próprio exército que sugeriu a Karen que ela trouxesse um autocarro cheio de cristãos convertidos do Islão e membros da sua Igreja para se reunirem ali numa reunião de oração. O local é aberto uma vez por ano para que católicos e ortodoxos possam ali realizar baptismos. Inicialmente, Karen juntava-se aos outros a convite do exército, mas quando explicou ao exército que, como evangélica, não se enquadrava bem no grupo, ofereceram-lhe um dia exclusivo para os evangélicos!
Uma oferta reunida para ajudar as Forças de Defesa de Israel a construírem o local foi por sua vez entregue pelo exército para ajudar os palestinianos de Jericó. Um soldado israelita de guarda ao local disse que ao contrário da tensão habitual entre palestinianos e israelitas, a atmosfera ali é amigável, tal como tem sido com os habitantes de Jericó.
Vários palestinianos de Jericó juntaram-se na reunião de adoração e oração na fronteira. Apesar de convertidas, as mulheres ainda usam o véu muçulmano, sendo alguns dos homens ainda muçulmanos.
"Eu sou muçulmano, mas o que importa isso?" - disse Shadi Mahmoud Fuda. "Vou todos os dias ouvir a Karen. Ela ensina a Bíblia e fala sobre Deus."
Iyad Abu Rashed disse que a atmosfera em Jericó mudou nos três anos em que Karenali tem estado.
"A liberdade não foi trazida pelo presidente Bush, nem pelo líder palestiniano Abu Mazen, nem pelo ex-líder Arafat, mas por Jesus." - afirmou ele.
Este novo ministério evangélico em Jericó é algo de novo numa terra tão atribulada. Cerca de 500 pessoas reunem-se regularmente para orar e buscar a bênção de Deus.
Queira Deus que esta mudança que só o amor de Cristo pode trazer venha transfomar toda aquela terra tão carente de paz e reconciliação!
Shalom, Israel! Shalom, Jericó!

1 comentário:

Marlene Maravilha disse...

sim, somente Jesus, o mediador entre Deus e os homens, poderia fazer este milagre acontecer!
A Ele damos graças e continuemos orando por Israel e tudo continuará a acontecer. Afinal a Palavra vai se cumprir!
Um abraço