sexta-feira, outubro 12, 2007

INICIATIVA DA DIREITA ISRAELITA DESMARCA-SE DA POLÍTICA "TERRA POR PAZ"


Numa iniciativa em contra-proposta ao assim chamado "plano Jerusalém" lançado pelo vice primeiro-ministro Haim Ramon, que prevê a transferência dos subúrbios árabes da Jerusalém oriental em troca da manutenção de blocos nos aldeamentos da chamada "margem ocidental", o ministro Benny Elon, do partido nacionalista israelita Beiteinu, lançou uma nova iniciativa que propõe o abandono do modelo da "terra pela paz".
A iniciativa de Elon - "Iniciativa israelita" - sugere que uma solução duradoira para o conflito com os palestinianos não deve ser baseada num compromisso de entrega de terra, mas deveria centralizar-se no desmantelamento dos campos de refugiados, numa cooperação estratégica com a Jordânia (que se tornaria no único representante dos palestinianos), ao mesmo tempo que seria mantida a soberania israelita sobre o território.
A "Iniciativa israelita" baseia-se na premissa de que a política da "terra pela paz" não é um modelo que funcione para Israel, e que Israel poderá cooperar com os seus vizinhos moderados que se sentem ameaçados pelo aumento do islamismo radical, especialmente depois que o Hamas ganhou o poder na Faixa de Gaza em Junho passado. O plano de Elon já foi endossado pelo candidato presidencial norte-americano Sam Brownback, e Elon estará apresentando o seu plano nos próximos dias a vários políticos israelitas.
Este plano de Elon é ao mesmo tempo um exemplo das divisões que a próxima cimeira norte-americana para a "paz" já criou no meio do governo do primeiro ministro Ehud Olmert. Várias vozes se fazem ouvir ameaçando demitir-se da actual coligação na perspectiva de que o plano para a divisão de Jerusalém vá para diante.
Esperamos que se estabeleça uma completa confusão e desentendimento entre os promotores e participantes desta macabra conferência, para que Israel possa continuar a manter Jerusalém como a sua eterna e indivisível capital!
Quando será que o mundo entende que Jerusalém é a Cidade dada por Deus ao Seu povo eleito?
Shalom, Israel!

Sem comentários: