sábado, novembro 24, 2007

APROXIMA-SE UMA SEMANA DE EMOÇÕES...


A administração norte-americana continua empenhada na organização da "conferência para a paz", acreditando que, apesar das muitas dificuldades conseguirá o objectivo sonhado por Bush desde a sua tomada de posse, ou seja: o êxito do estabelecimento de um processo através do qual 2 estados possam viver lado a lado, em paz.
O que é relutante é ver o que se exige a Israel - um preço altíssimo - e o que se pede aos palestinianos: quase nada. É sempre assim quando se trata de Israel...
Agora que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita aceitou o convite para participar, só resta a Síria. Só que esta última impõe como condição a discussão da questão dos Montes Golan, e isso Israel não pode nunca ceder, não só pela sua estratégia como pela razão divina: são territórios bíblicos.
Mas a questão principal será obviamente a partilha de Jerusalém. Israel não pode nunca ceder nesta questão, de outra forma será o seu fim.
A próxima semana será fértil em emoções e os olhos do mundo inteiro estarão mais uma vez postos no âmago da questão fulcral da História: a luta entre Isaque e Ismael. Ambos foram abençoados por Deus, mas o problema está em que os filhos de Ismael querem também a bênção de Isaque para eles. E isso simplesmente não pode acontecer.
O futuro próximo não será fácil. Oremos por Israel.
Shalom, Israel!

Sem comentários: