sexta-feira, dezembro 14, 2007

NOVAS CONVERSAÇÕES ISRAELO PALESTINIANAS SALDAM-SE PELO FRACASSO

Exactamente no dia em que a Europa dos 27 assina o contestado "Tratado de Lisboa" (será mera coincidência de datas?), os representantes das 2 partes em conflito na Terra Santa reuniram-se em Jerusalém, acabando por não se entender sobre questões básicas. Apesar desta evolução ficar quase "apagada" pelo brilho da Europa, os sinais são bem claros: a Europa irá envolver-se cada vez mais num conflito que não tem solução humana. E hoje deu-se um passo importante nesse sentido...
Na reunião tumultuada de ontem à noite, os palestinianos atacaram os israelitas por aprovarem a construção relativamente rotineira de 300 novos apartamentos nos subúrbios de Jerusalém. O bairro de Bar Homa, insistiram os palestinianos, encontra-se num dos lados de Jerusalém que Israel terá de entregar aos palestinianos, se quiser a paz.
Os israelitas por sua vez "dispararam" que os palestinianos estavam parados mais de uma década após os acordos de paz, falhando no respeito pelo cumprimento da promessa de acabarem com o terrorismo contra Israel.
Afirmaram ainda que no mês passado oficiais da Autoridade Palestiniana levaram a cabo um tiroteio fatal de um jovem pai israelita na Samaria, sendo eles mesmos os que deveriam impedir os ataques contra Israel.
Depois da reunião, o principal negociador palestiniano Saeb Erekat disse à comunicação social que não sabia quando teria lugar uma outra ronda de negociações.
Este tipo de paz em que Israel terá de entregar o que tanto lhe custou não pode funcionar...
Shalom, Israel!

Sem comentários: