segunda-feira, março 24, 2008

AVIÕES ISRAELITAS EQUIPADOS COM SISTEMAS ANTI-MÍSSIL


Israel vai equipar os seus aviões comerciais com sistemas anti-míssil, como resultado de ameaças concretas de terroristas para o abate de aviões israelitas.
Os novos sistemas, debatidos desde há alguns anos mas não efectivados por variadas razões são capazes de "responder" ao disparo de mísseis com um "lança chamas" que consegue confundir os sistemas de orientação dos mísseis que "procuram" fontes de calor.
O sistema já é utilizado em aviões da Air France, e será primeiramente utilizado nos aviões que fazem as rotas para a Ásia e a África.
O programa foi inicialmente lançado depois que terroristas tentaram abater um avião da EL AL em Mombaça, no Quénia, em 2002. O projecto "congelou" devido à insistência do governo de que as companhias aéreas deveriam assumir os encargos com o desenvolvimento do projecto para aviões comerciais, acabando agora por abraçar o projecto.
A decisão do governo está alegadamente ligada ao aumento da ameaça de terrorismo global por parte do Hezbollah, e outros movimentos terroristas apoiados pela Síria e pelo Irão como resultado da morte do arqui-terrorista Imad Mughniyed, em Damasco. Um jornal informa que o sistema "de lança chamas" será usado por alguns anos até ser substituído por uma sistema óptico mais avançado.
Os Estados Unidos estão também a considerar utilizar o mesmo sistema nos seus aviões de longo curso.
Shalom, Israel!

Sem comentários: