terça-feira, março 18, 2008

HOJE VAI-SE FALAR EM ALEMÃO NO KNESSET


Apesar do "disparate" que a chanceler alemã vai provavelmente promover em Junho, com a cimeira para "a paz" a realizar em Berlim, não há dúvida de que esta mulher é corajosa e tem em inúmeras ocasiões demonstrado a sua simpatia para com Israel.
Nesta sua visita à Terra Santa, ela tem revelado um grande respeito pelo povo judeu e tem ainda aproveitado para nesta visita oficial de 3 dias "reforçar o compromisso único e histórico da Alemanha com a sobrevivência do povo judeu" apesar de alguns acharem que Berlim poderia fazer mais nesta área, congelando por exemplo as suas relações comerciais com o Irão.
Após ter chegado ao aeroporto Ben Gurion, Angela Merkel afirmou ao seu anfitrião, primeiro ministro israelita Olmert, que tinha vindo para abordar a "responsabilidade histórica da Alemanha" para com Israel, e para elevar as relações entre ambos os países neste 60º aniversário de Israel e explorarem projectos futuros que "tornariam o mundo um lugar melhor".
Vários projectos de cooperação foram assinados ontem, incluindo áreas como a segurança, educação e ambiente. Apesar de a Alemanha ter acordos semelhantes com outras nações europeias, este é o primeiro realizado com Israel.
Olmert agradeceu a Merkel pelo seu "compromisso firme" para com a segurança de Israel. A Alemanha é neste momento considerada a nação mais próxima e amiga de Israel dentro da União Europeia, e já é o segundo parceiro económico de Israel.
Ontem, Merkel visitou o Museu e Memorial do Holocausto (foto acima) e o dia de hoje poderá ser o mais polémico, uma vez que a chanceler alemã será recebida no Parlamento de Israel, em Jerusalém, e discursará esta tarde na língua alemã, o que está a causar algum mal estar entre alguns parlamentares, que decidiram não estar presentes pelo facto de se ouvir "a língua dos carniceiros" no parlamento de Israel.
Esperamos que a Alemanha mantenha uma posição justa e fiel à nação que os seus antepassados tentaram suprimir, remindo assim uma culpa que só o tempo conseguirá fazer perdoar, mas nunca esquecer. Para que a tragédia não se repita mais.
Shalom, Israel!

Sem comentários: