terça-feira, abril 08, 2008

ISRAEL LANÇA O MAIOR EXERCÍCIO DE DEFESA DE SEMPRE


Desde Domingo passado que toda a nação de Israel está envolvida na maior operação de segurança de sempre, num exercício simulacro de defesa, com a duração de 5 dias, de forma a testar a prontidão de Israel face às crescentes ameaças regionais.
Sob o código "Turning point 2", o exercício consta de vários simulacros, incluindo desastres naturais, ataques de terrorismo em grande escala, ataques com mísseis não convencionais sobre centros populacionais israelitas e guerra em toda a escala.
Falando na reunião semanal do seu gabinete, o primeiro ministro Olmert informou que este exercício era parte dos esforços desenvolvidos pelo seu governo para implementar as lições aprendidas com a desastrosa segunda guerra no Líbano, há dois anos atrás.
Oficiais de defesa têm alertado desde há vários meses que um outro confronto com o Hezbollah, no Líbano, ou possivelmente com os próprios apoiantes sírios do movimento terrorista poderia estar no horizonte. Israel continua também preocupado com a crescente ameaça nuclear do Irão, bem como com a recente ameaça da Al Qaeda de organizar ataques dentro do estado de Israel.
Na semana passada, Damasco utilizou a informação sobre os exercícios de segurança em Israel para espalhar a idéia de que Jerusalém se preparava para atacar o Hezbollah ou a Síria. Olmert esforçou-se contudo neste passado Domingo para fazer crer que este exercício não é mais do que rotineiro, apenas numa escala maior, e que a Síria está perfeitamente consciente disso.
Que Deus proteja a nossa querida nação de Israel!
Shalom, Israel!

Sem comentários: