quarta-feira, abril 23, 2008

VAI SER CONSTRUÍDA RÉPLICA DO TEMPLO DE JERUSALÉM


Um novo museu com uma réplica do Templo irá ser construído do lado oposto ao do Muro das Lamentações. Os promotores do projecto incluem os conhecidos actores Kirk e Michael Douglas.
Esta majestosa obra de 3 andares cuja construção está avaliada em 20 milhões de dólares será erigida no complexo da Yeshiva Aish HaTorah ("Fogo da Torah"). O museu apresentará uma jornada pela história judaica, desde os dias de Abraão até ao presente, enfatizando a mensagem e o significado importante da presença do povo judeu na terra de Israel e o seu grau de realizações no mundo.
O rabbi Yehuda Weinberg, o encarregado do projecto, mencionou não se tratar de uma realização política. Adiantou ainda que o museu é também financiado pelo milionário canadiano Leslie Dan, um investidor nas indústrias farmacêuticas Teva.
Além do luxuoso interior, a coroa de glória do museu será sem dúvida o enorme anfiteatro, cujo custo está sendo financiado pela estrela veterana de Holywood Kirk Douglas, e pelo seu não menos famoso filho Michael Douglas.
O anfiteatro mostrará um filme em três dimensões projectando a história da nação judaica num enorme écran de vidro através do qual se poderá ver o Muro das Lamentações. O museu incluirá também um centro de aprendizagem com uma asa VIP para receber estrelas de cinema, políticos e outras celebridades de Israel e de outros países.
A empresa encarregada da construção do museu é a mesma companhia internacional que construiu pontos de visita importantes como o Museu da Torre de Londres, e o Museu Mundial em Liverpool. A empresa Aloni providenciará tecnologia especial que trabalha com o polimento do mármore para a reprodução de ornamentação histórica.
Ephraim Shor, que será o curador do museu por parte da Yeshiva, comentou que "esta será uma experiência audio-visual que incorporará aromas, para que assim o acto de se entrar no Templo será feito com o temor de Deus."
Cada vez mais nos aproximamos da realidade dos grandes acontecimentos dos últimos dias. E cada vez mais o povo judeu - ainda que por vezes não se apercebendo - vai-se encontrando com esta realidade final.
Shalom, Israel!

Sem comentários: