terça-feira, junho 10, 2008

ISRAEL CELEBRA O SHAVUOT - PENTECOSTE


Desde Domingo passado à noite que Israel celebra uma das Festas mais importantes do calendário religioso judaico: A Festa do Shavuot, ou a Festa das Semanas, que na linguagem grega é conhecida por Festa do Pentecoste (o 50º dia).
É também uma festa relacionada com a agricultura, pois celebra o tempo em que os primeiros frutos da terra eram colhidos e levados para o Templo.
No sentido histórico/religioso, a festa é de grande significado, uma vez que celebra a dádiva da Lei (Torah) no Monte Sinai, há 3.320 anos atrás.
Para os cristãos, é também uma festa de grande importância, pois foi exactamente no dia em que em Jerusalém se celebrava este festival há quase 2 mil anos que Deus visitou o Seu povo, dando-lhe o Espírito Santo, desta vez uma lei gravada não em tábuas de pedra, mas em corações de carne.
Este dia é sempre um Domingo, pois segue-se à contagem do 49º Omer, ou seja, 7 vezes 7 semanas a contar da Páscoa = 49. O dia seguinte, Domingo (no calendário cristão) é o dia da Festa das Semanas que em Israel dura 1 dia e no resto do mundo 2 dias.
Os judeus pelo mundo fora passam essa noite estudando a Lei individualmente, dois a dois ou em classes, e milhares juntam-se depois junto ao Muro Ocidental para as orações ao nascer do dia. Em muitos kibbutzs pelo país fora são feitas celebrações pelos primeiros frutos recolhidos da terra.
Na segunda-feira, a Lei é lida nas sinagogas, assinalando a revelação divina dos Dez Mandamentos que são a base do comportamento ético para todo o mundo.
A importância desta festa tem a ver com a maravilhosa dádiva de Deus ao homem: Palavra e Espírito.
Shalom, Israel!

Sem comentários: