sexta-feira, setembro 05, 2008

DESCOBERTA MURALHA NO MONTE SIÃO COM 2.100 ANOS


Uma empolgante descoberta no Monte Sião, em Jerusalém, foi revelada anteontem, constituindo os restos da muralha da cidade do tempo do Segundo Templo (2º século a.C. - 70 d.C.) que foi construída pelos reis hasmoneus e que foi destruída durante a Segunda Revolta, e ainda os restos de uma muralha do tempo dos bizantinos (324 - 640 d.C.) que foi construída sobre a anterior. Ambas foram descobertas durante extensas escavações a decorrer actualmente no Monte Sião. As linhas destas fortificações delineram Jerusalém a partir do sul nos períodos em que a Cidade tinha alcançado a sua maior expansão.
Esta escavação tem decorrido nestes últimos um ano e meio sob a direcção do arqueólogo Yehiel Zelinger, da Autoridade das Antiguidades de Israel em coopreação com a Autoridade para a Natureza e Parques de Israel e com o apoio financeiro providenciado pela Fundação Ir David (Cidade de David).
O projecto está sendo implementado como parte do plano mestre para o Parque Nacional das Muralhas de Jerusalém, cujo propósito é preservar a região à volta da Cidade velha de Jerusalém para uma área aberta ao turismo. No futuro, os restos das muralhas antigas da Cidade serão incorporadas num passeio que circulará à volta do lado sul do Monte Sião, continuando ao longo de Gai Ben Hinnom e terminando na Cidade de David.
Nas palavras do arqueólogo Yehiel Zelinger, director da escavação, "Agora que localizámos as duas muralhas no Monte Sião, isso vem corroborar a nossa teoria relacionada com a expansão da cidade para sul durante estes dois períodos, quando Jerusalém alcançou a sua maior expansão.
No período do Segundo Templo, a Cidade com o Templo no seu centro era um ponto focal para a peregrinação dos Judeus vindos de todo o mundo antigo - e no período bizantino atraía peregrinos cristãos que vinham seguir os passos da vida e da morte do Messias.
Os artefactos indicam que apesar de os construtores da muralha bizantina não saberem da existência de uma muralha dos tempos do Segundo Templo, eles construíram a sua muralha seguindo exactamente o mesmo traçado. O facto de que após 2.100 anos os restos da primeira muralha da cidade se encontrarem preservados até uma altura de 3 metros é simplesmente espantoso! Esta é uma das mais belas e completas fracções de construção do tempo dos Hasmoneus jamais encontradas em Jerusalém".
Shalom, Israel!

1 comentário:

Pbsena disse...

Muito legal mesmo essa informação. Parabéns pelo artigo.