terça-feira, outubro 07, 2008

MAIS UMA IMPRESSIONANTE DESCOBERTA


Os arqueólogos israelitas andam entusiasmados com as recentes descobertas referentes ao período do segundo Templo (contemporâneo de Jesus), mas esta nova descoberta ultrapassa a excitação das últimas, uma vez que está claramente ligada ao Templo.
Foi trazida à luz numas escavações que progridem a Norte de Jerusalém uma lápide pertencente a um sarcófago identificada com um dos sumo sacerdotes que serviram no segundo Templo.
O fragmento feito de mármore foi descoberto nas escavações a norte da Cidade para a construção do muro de protecção e contém a seguinte inscrição: "BEN HACOHEN HAGADOL" (filho do Sumo Sacerdote).
Apesar de ser impossível dizer a que filho de sumo sacerdote se refere esta inscrição, o sarcófago deverá estar provavelmente identificado com um dos sacerdotes que oficiavam no Segundo Templo entre os anos 30 e 70 d.C., segundo um comunicado feito pela Autoridade das Antiguidades de Israel.
Durante o curso destas escavações têm sido descobertos tanques e cisternas, edifícios públicos e residenciais, e instalações agrícolas que variam em data desde o final do período do Segundo Templo até ao início do período islâmico. A área das escavações tem a ver com a tribo de Benjamin, onde os sacerdotes residiam durante o período do Segundo Templo.
O fragmento foi aparentemente retirado da sua origem há uns 1000 anos atrás e foi usado na construção de um edifício islâmico que foi erigido no topo das ruínas das casas da época do Segundo Templo.
Certamente ainda se irá falar e discutir muito sobre esta extraordinária descoberta, mas será mera coincidência que ela tenha vindo à luz exactamente nas vésperas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, em que o sumo sacerdote executava um sacrifício tão importante para todo o Israel?
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou conhecendo agora o blogue e fico feliz pelo que li a respeito da nova descoberta. Felicidades para vocês também. José Alberto