quinta-feira, novembro 20, 2008

DESCOBERTO SARCÓFAGO DA FAMÍLIA DO REI HERODES


Um ano e meio depois da descoberta do túmulo do rei Herodes no topo do monte da Judéia chamado Herodium, um arqueólogo israelita acaba de anunciar que na continuidade das escavações no local foram trazidos à luz mais dois sarcófagos que deverão naturalmente pertencer a familiares de Herodes.
Herodes o Grande, rei da Judéia indicado por Roma entre 37 a.C. e 4 a.C. tornou-se conhecido pelos seus muitos projectos de construção monumentais que incluíram a reconstrução do templo de Jerusalém, o palácio de Masada, a cidade e o porto de Cesaréia marítima e o complexo palaciano em Herodium, a 15 kms a sul da capital.
A escavação no local, que está sendo dirigida pelo professor universitário Ehud Netzer, determinou que o mausoléu onde o sarcófago de Herodes foi desenterrado era uma construção ampla, com 2 andares e com cerca de 25 metros de altura. com um tecto côncavo e em forma cónica apropriado para alguém com os gostos e status de Herodes.
As escavações trouxeram à luz outros dois sarcófagos que deverão ter pertencido a familiares de Herodes - acrescentou Netzer.
"Parece que Herodes não foi a única pessoa a ser sepultada aqui" - afirmou Netzer na conferência de imprensa onde os últimos achados foram apresentados.
"Qual dos 3 sarcófagos é o de Herodes e quem são as outras 2 pessoas aqui sepultadas permanece uma incógnita" - disse Netzer.
As últimas escavações revelaram também os restos de um pequeno teatro um pouco abaixo e a oeste do mausoléu, que acomodava uns 650 - 750 espectadores e uma sala VIP no topo.
Netzer disse que Herodes escolheu o local do mausoléu porque dali podia avistar-se Jerusalém, e acrescentou que Herodes tinha determinado torná-lo na coroa de glória da sua impressionante carreira de construtor.
O local alberga na sua totalidade um enorme complexo palacial, um teatro e um "clube de campo" de há 2 mil anos e que incluía uma grande piscina, banhos e jardins, para além do mausoléu.
O palácio era o maior do género em todo o império romano daquela época e poderia atrair anualmente centenas senão milhares de visitantes - disse Netzer.
No próximo Domingo à noite o canal "National Geographic" irá apresentar em todo o mundo um filme documentário sobre a histórica descoberta em 2007 do túmulo do rei Herodes.
Shalom, Israel!

Sem comentários: