terça-feira, novembro 25, 2008

ISRAEL FECHA PASSAGENS PARA GAZA APÓS ATAQUE COM ROCKET


Israel encerrou as passagens de carga para Gaza durante o dia de hoje, após o disparo de rockets de Gaza para o Neguev, um dia apenas depois de Israel ter permitido a passagens de bens humanitários vitais.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que palestinianos dispararam ontem um foguete contra Israel e outro hoje, e como resultado Israel fechou as passagens para o território.
O fogo dos disparos de foguetes e o bloqueio israelita são sinais de que o cessar-fogo de 5 meses deve ter chegado ao fim.
Apesar de as passagens terem estado abertas para permitir ontem a entrada de 42 camiões carregados de ajuda humanitária, os correspondentes estrangeiros ainda não tiveram permissão para entrar em Gaza. Há mais de 2 semanas que os jornalistas não têm permissão para entrar em Gaza.
Questionado em Washington sobre a razão deste impedimento, Ehud Olmert informou que "...a razão porque as passagens estão fechadas tem a ver com questões de segurança... não quisemos responsabilizar-nos pela segurança dos jornalistas que queriam entrar."
A tensão provocada pelo Hamas em Gaza não pára de aumentar. Claramente foi do lado de lá que as tréguas foram rompidas. Desde há várias semanas que têm estado a chover rockets no sul de Israel. Poderá Israel ficar indiferente? É claro que não.
Prevê-se para breve uma intervenção em Gaza. Conforme já dissemos antes, Olmert poderá querer "limpar" a sua imagem tão decaída com um "acto de bravura" sobre Gaza. E ainda que sejam os militares a arriscar a pele, será ele a receber a honra...
Shalom, Israel!

Sem comentários: