sábado, novembro 08, 2008

PETRÓLEO NA JUDÉIA?


A Comissão dos Parques Nacionais e das Reservas Naturais acabou de garantir à empresa Delek Energy e à Ginko a permissão definitiva para procurar petróleo numa faixa de cerca de 5 kms no deserto da Judéia. Contudo, a Sociedade para a Protecção da Natureza opõe-se, alegando que as prospecções falham na justificação dos possíveis estragos causados ao frágil eco-sistema.
A decisão permitirá que dois grupos israelitas - o "Delek Energy Systems" e o "Ginko" - possam perfurar até cerca de 2.000 metros de profundidade nas areias do deserto, numa tentativa de encontrar o ouro negro.
O local escolhido para as perfurações fica numa reserva natural um pouco a norte do Mar Morto. O sítio pode conter um reservatório de petróleo que poderá potencialmente produzir cerca de 6,5 milhões de barris, em valores de centenas de milhões de dólares.
No caso de se encontrar petróleo em quantidade suficiente - já se encontrou até agora uma pequena quantidade - e por exigência da comissão, será construído um pipeline diagonal que conduzirá a uma instalação situada fora da reserva.
Ainda que a possibilidade de descobrir e produzir petróleo não consiga suprir as necessidades energéticas do país, o retorno financeiro seria mesmo assim significativo para a economia do país.
A profecia bíblica afirma que nos últimos dias o deserto iria florescer. Talvez a expressão "florescer" possa referir-se não só às flores, frutos e plantas que o deserto hoje produz em quantidades assombrosas mas também a outras riquezas tão valiosas nos dias de hoje, como é o caso do petróleo.
Shalom, Israel!

Sem comentários: