sábado, janeiro 31, 2009

COINCIDÊNCIA DE FILMES?

Interessante como neste momento, pelo menos em Portugal, estão em cartaz 3 filmes importantes sobre experiências vividas por judeus durante o Holocausto.
São eles:
"O rapaz do pijama às riscas", "Resistentes", e "Sobreviver com os lobos". Histórias reais e ficcionais, mas de grande importância e actualidade, neste tempo em que se assiste a uma nova onda de anti-semitismo pela Europa e pelo mundo. Alguns comparam as circunstâncias actuais às vividas em 1938, pouco antes do início da perseguição em massa aos judeus. Não é para admirar...
Daí a necessidade destes filmes, como "pedradas no charco", tocando na consciência colectiva desta humanidade, para que os erros do passado não voltem a ser cometidos.
Nestes últimos anos têm surgido verdadeiras obras primas adaptadas para cinema e que têm magistralmente abordado esta temática. Lembramos "A vida é bela", "O pianista" e outros, já para não falar do aclamado "A Lista de Schindler".
Que a memória seja pelo menos evocada, não para entretenimento, mas para conscientização de cada um de nós.
Se puder, não perca estes filmes. Basta que uns poucos de nós sejamos portadores e comunicadores destas realidades incontornáveis para que a mudança seja uma realidade e não sejam cometidas as mesmas atrocidades que a História teima em nos trazer diante dos olhos.
Shalom, Israel!




Shalom, Israel!

Sem comentários: