quinta-feira, janeiro 29, 2009

RABINADO MOR DE ISRAEL CORTA LAÇOS COM O VATICANO

O Rabinado Mor de Israel cortou Terça-Feira passada os laços formais com o Vaticano, em protesto pela decisão do Papa em anular a excomunhão de um bispo conhecido pela sua negação do Holocausto. O Rabinado cancelou também um encontro para Março com a Comissão do Vaticano para as Relações Religiosas com os Judeus.
"Sem um pedido público de desculpas e anulação da decisão será difícil continuar o diálogo" - escreveu numa carta o director do Rabinado Mor, Oded Weiner ao secretário da comissão, cardeal Walter Casper.


Na semana passada, o Papa Bento XVI reintegrou quatro bispos pertencentes à Sociedade de S. Pio, um grupo conservador fundado em oposição às reformas do Segundo Concílio do Vaticano realizado nos anos 60, e que incluia a abertura do diálogo com os Judeus e o reconhecimento da liberdade religiosa.


O clérigo readmitido em questão, o bispo britânico Richard Williamson disse numa recente entrevista à TV: "Creio que não houve câmaras de gás...a evidência histórica é enormíssima contra a ideia de seis milhões de judeus sendo deliberadamente mortos em câmaras de gás como política deliberada de Adolf Hitler". Williamson afirmou também que os judeus são propensos ao domínio mundial.


Não se sabe ao certo neste momento se esta crise terá implicações na visita do Papa a Israel, em Maio próximo.


Uma coisa é certa: o Vaticano sempre jogou um perigoso jogo duplo com os Judeus. Sendo claramente a favor dos palestinianos, o Vaticano utiliza a sua política suja para confundir Israel, tentanto "limpar" os erros da sua infame história, como tem acontecido recentemente com o caso das relações entre o Papa Pio XII e os Judeus durante o Holocausto. Tenta redimir-se a todo o custo, mas a História não pode ser adulterada, e é mais que sabido que o Vaticano nunca foi verdadeiramente amigo de Israel. Nem nunca será. A diplomacia do Vaticano rege-se por padrões políticos e por interesses económicos e nunca pelas virtudes que alega possuir...


Shalom, Israel!

1 comentário:

Francisco JB Sá disse...

Qualquer que sejam as posições com relação à Questão dos Judeus x Palestinos,e a posição que se tomar,
Não se pode fundamentar em uma Política em negar fatos reais da História.Porque se o fundamento é falso, fatalmente a Política chegará a um resultado falso!
Negar o "holocausto dos judeus" - é negar a História e perdoar Hitler,favorecendo novos tiranos e crimes contra a Humanidade!
Novamente países expulsam minorias para tentar resolver seus problemas econômicos e sociais,novamente corremos perigo de novas ameaças ao Direito do Homem de viver onde quiser sobre a Terra.
Fizemos uma Guerra contra Hitler para conduzir a Humanidade no caminho da Democracia,e temos que ser fiéis a este paradigma!
Francisco JB Sá
Pesquisador e Aluno Especial da UFBA em Antropologia.