quarta-feira, fevereiro 18, 2009

FRANÇA RECONHECE OFICIALMENTE COLABORAÇÃO NO HOLOCAUSTO


O principal corpo judicial francês reconheceu na segunda-feira passada o papel colaboracionista da nação na deportação de Judeus para campos de morte nazis durante o Holocausto.

No mais claro reconhecimento feito até à data, o Conselho de Estado revelou que o governo francês de Vichy "permitiu ou facilitou a deportação a partir de França de vítimas da perseguição anti semítica".

Na verdade, o regime draconiano de Vichy, liderado pelo marechal Philippe Petain ajudou a deportar cerca de 76.000 pessoas - incluindo 11.000 crianças - desde a França, debaixo da ocupação nazi, para campos de concentração durante a guerra. Menos de 3.000 regressaram vivos.

"Numa absoluta ruptura com os valores e princípios, em especial da notabilidade e dignidade da pessoa humana... estas perseguições anti-semitas provocaram danos excepcionais de gravidade extrema" - declara o documento do Conselho.

Estee Yari, porta-voz do Museu do Holocausto Yad Vashem, classificou a decisão como "importante e corajosa".

A França tem hoje a maior comunidade judaica na Europa ocidental: cerca de 500.000 judeus.

Que bom seria que outros promovessem não só estes actos de reconhecimento como o despertar da memória colectiva para esta tragédia humana sem igual que importa nunca esquecer e nunca permitir que se repita!

Shalom, Israel!

1 comentário:

SuRa Erotica disse...

ate que enfim!
antes tarde do que nunca!