quinta-feira, abril 30, 2009

CANTORAS JUDIA E ÁRABE VÃO REPRESENTAR ISRAEL NA EUROVISÃO

O próximo festival da Eurovisão - o maior concurso e prémio musical anual da Europa - terá Israel a representar-se com um dueto judaico-cristão que tentará afirmar uma mensagem de entendimento e amizade entre os dois povos - judeu e árabe.

As duas mulheres que interpretarão a canção que vai representar Israel são Achinoam "Noa" Nini, uma judia israelita com raízes no Yemen e nos Estados Unidos e Mira Awad, uma árabe cristã israelita. Abordada para representar Israel nesta competição musical, a cantora "Noa" aceitou sob uma condição: partilhar o palco com a sua amiga árabe e colaboradora de longa data. Para Awad esta será a oportunidade de toda a vida.


Apesar do criticismo árabe, a cantora Awad decidiu aceitar a oportunidade, num esforço para mostrar ao mundo que a coexistência entre judeus e arabes é possível e necessária.


Israel ganhou 3 competições da Eurovisão, sendo a canção mais aclamada a "Hallelujah", interpretada em 1979 por Gali Atari & Milk and Honey.


A canção a interpretar este ano chama-se "Your Eyes" - Teus Olhos - foi escrita por ambas e visa ajudar as pessoas a entenderem a complexa realidade de Israel com outros olhos. Cantada em árabe, hebraico e inglês, a canção transporta uma mensagem de paz e esperança, candidatando-se a arrecadar o 1º lugar no concurso a realizar já em Maio em Moscovo.

Shalom, Israel!

Sem comentários: