sábado, junho 20, 2009

JOGO ENTRE O CORÍNTHIANS E O FLAMENGO CAUSA EMBARAÇO DIPLOMÁTICO ENTRE ISRAEL E O BRASIL

Duas das mais importantes equipas de futebol brasileiras - o Corínthias e o Flamengo - planeiam disputar um jogo amigável em território palestiniano, ou seja, Ramallah, não aceitando realizar um jogo semelhante em Israel.
Com todo o respeito pelas equipas e pelos fãs das mesmas, é inadmissível que se faça de um jogo de futebol um "caso" político que já está causando embaraços nas relações diplomáticas entre os 2 países - Brasil e Israel.
O governo brasileiro decidiu estender um gesto de amizade ao povo palestiniano - o que obviamente não tem nada de mal - oferecendo este jogo aos palestinianos, mas recusando realizar a mesma partida em Israel. Certamente que muitos israelitas gostariam de apreciar um jogo destes, tanto mais que Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo estaria presente e o Flamengo é realmente uma das melhores equipas mundiais (perdoem-me os meus amigos brasileiros fãs de outras equipas...), mas estranhamente os brasileiros afirmaram não estarem interessados em jogar em Israel. Uma atitude lamentável, em meu entender, e que não acrescenta nada de bom para ambas as equipas. Seria bem mais sensato realizar 2 jogos, ou um único com a presença de israelitas e palestinianos assistindo no mesmo campo de futebol.
Giora Bachar, embaixador de Israel em Brasília, já lavrou um protesto junto do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, contudo o seu comunicado a Jerusalém informa que a iniciativa depende ainda de haver um investidor para a mesma se poder realizar.
Tenciono fazer com que os brasileiros entendam que se um jogo semelhante não for realizado em Israel, veremos isso como um acto de ostracismo" - afirmou o diplomata - "Seria melhor se realizassem dois jogos, ou melhor ainda, um jogo conjunto para israelitas e palestinianos".
Shalom, Israel!


Sem comentários: