terça-feira, julho 14, 2009

BÍBLIA MANUSCRITA EM 100 LÍNGUAS

Milhares de pessoas do mundo inteiro estão tomando parte num esforço inter-confessional para copiarem à mão 100 Bíblias nas suas línguas nativas e exibi-las num museu de Jerusalém.
Na imagem acima, o escritor israelita Amos Oz copia o verso de Isaías 2:4: "Converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças em podadeiras".
O projecto iniciado pela Sociedade Bíblica do Vale (Bible Valley Society), uma ONG israelita com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, prevê criar pontes entre diferentes culturas e expressões de fé unidas pela reverência e amor pela Bíblia.
Milhares de pessoas de 31 países diferentes já participam do projecto denominado "Povos do Mundo escrevem a Bíblia".
Segundo o plano dos organizadores, cada comunidade escreve à mão os 23.127 versos da Bíblia Judaica, com o alvo de copiarem à mão 100 Bíblias em 100 línguas distintas.
Entre os países até ao momento representados estão o Brasil, Panamá, Costa Rica, EUA, Argentina, Dinamarca, Índia, Hong Kong, Taiwan, Grécia, Israel, Polónia, Singapura, Finlândia, Canadá, Grã Bretanha, Alemanha, Suíça, Latvia e Ucrânia.
Seis das Bíblias já copiadas - em chinês mandarim, inglês, tamil e finlandês e uma em hebraico - foram expostas ontem na capital, no Museu das Terras Bíblicas.
"Este é um projecto de grande significado para milhões de cristãos pelo mundo fora e que pode atrair o apoio a Israel e ao povo judeu, uma vez que pessoas que conhecem a Bíblia tornam-se mais próximas de Israel e do judaísmo" - afirmou Terry Ting, representante do Taiwan para Israel.
"Creio que a Bíblia é uma ponte para todos" - afirmou, propondo ainda que estas Bíblias deveriam eventualmente compor uma exibição itinerante à volta do globo semelhante à expansão do Cristianismo desde Jerusalém há 2 mil anos atrás pelo mundo fora.
Ting disse que os 1,2 milhões de cristãos em Taiwan - compreendendo 5% de uma população de 23 milhões - são apoiantes "muito fortes" de Israel.
"Os cristãos são um activo muito importante para Israel" - afirmou ainda Ting.
O alvo dos organizadores é ter 10 Bíblias copiadas em 10 línguas diferentes até ao final deste ano e as restantes 90 línguas copiadas dentro de 5 anos.
Shalom, Israel!

Sem comentários: