terça-feira, maio 18, 2010

ÁGUA NO DESERTO

Uma gigantesca planta de dessalinização inaugurada esta semana tem como alvo terminar com a permanente preocupação em Israel pela falta de água para regar propriedades agrícolas, fábricas e lares. "Água, água em todo o lado e muita para beber" - poderá ser o novo slogan a usar em Israel, agora que esta nova planta vai bombear 10 por cento das necessidades de água no país.
Esta grande instalação está localizada em Hadera, ao largo da costa do Mediterrâneo, entre Tel Aviv e Haifa, é agora a maior do seu género no mundo inteiro e a terceira maior em Israel. Outras duas plantas estão já sendo planeadas, sendo que as cinco irão fornecer dois terços de toda a água consumida em Israel.
A água dessalinizada será mais barata do que o custo de bombear a água desde o Mar da Galiléia para o sistema nacional de distribuição de água.
O presidente Peres, presente na inauguração, brindou com um copo de água extraído da bomba, desejando sucesso para o projecto. Se tudo correr segundo o plano, as águas do Mar da Galiléia voltarão ao seu normal alguns anos após as 5 plantas de dessalinização estarem em pleno funcionamento. Esta água vinda do Mediterrâneo possibilitará também que as comportas do lago sejam abertas para ajudar a reabastecer o rio Jordão, em fase de drástica diminuição do seu caudal, fornecendo também água ao Mar Morto, em fase de rápido desaparecimento.
A planta de Hadera utiliza a tecnologia da osmose inversa, o que significa que a água do mar não terá de ser aquecida, tal como acontece em grandes instalações pelo mundo fora menos amigas do ambiente. Todo o processo de retirar o sal da água, tornando-a potável leva uns 35 minutos. Os 2 complexos que compõem esta planta podem fornecer 127 milhões de litros cúbicos por ano.
Israel é modelo em muitas tecnologias, mas ninguém discute que são realmente avançadíssimos no tratamento e aproveitamento da água. A necessidade obriga-os a isso. Mas, não só, pois há muitos países com sérios problemas com a água e nada conseguem ou querem fazer...
Shalom, Israel!

Sem comentários: