segunda-feira, julho 26, 2010

EUA VÃO FINANCIAR SISTEMA DOS ARROW 3 PARA ISRAEL

Israel e os EUA assinaram ontem um acordo através do qual o Ministério da Defesa irá receber financiamento total para o desenvolvimento e produção do sistema de defesa de mísseis balísticos conhecido por Arrow 3.
A administração Obama tinha anunciado em Maio de 2009 a continuidade do apoio ao projecto Arrow, tal como havia sido feito desde a sua inclusão há 20 anos atrás. Israel estava no entanto a temer que os EUA deixassem de subsidiar o programa para Israel devido aos cortes nos gastos com a defesa. Os custos com o desenvolvimento do sistema deverão atingir os 100 milhões de dólares. Espera-se que o sistema Arrow 3 fique operacional em 2012-13.
O Arrow 3 será uma versão de maior alcance do que os sistemas actuais em Israel utilizados pelas Forças de Defesa (IDF), e terá a capacidade para interceptar mísseis a altitudes e extensões maiores. Israel e os EUA estão também desenvolvendo a "Funda de David", um sistema de defesa anti-míssel para projécteis a uma distância de 70-250 kms.
O ministro da Defesa Ehud Barak viajou ontem para Washington para reuniões com altas entidades norte-americanas, acreditando-se que será uma continuação do diálogo estratégico focalizado na questão do Irão, Hezbollah e o processo de paz com os palestinianos.
Barak irá ainda abordar o plano israelita de comprar os avançadíssimos bombardeiros F-35, agora que os EUA esperam uma decisão final por parte de Israel. Se Barak autorizar a compra, Israel será o primeiro cliente estrangeiro a assinar um contrato para a compra do sofisticado bombardeiro americano.
O acordo prevê a compra de um esquadrão destes bombardeiros, a serem entregues a Israel a partir de 2015.
Shalom, Israel!

Sem comentários: