sábado, agosto 07, 2010

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM TEMPLO FILISTEU SEMELHANTE AO DESTRUÍDO POR SANSÃO!


Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu evidências de um poderoso sismo na localidade bíblica de Gate, actualmente Tell es-Safi/Gath - terra de Golias, bem como peças rituais que datam da época do ferro (10º século a.C.).
Arqueólogos da Universidade Bar-Illan escavaram dois importantes achados na cidade bíblica de "Gate dos filisteus" (terra de Golias).
A descoberta do templo filisteu foi anunciada pelo professor Aren Maeir, do Departamento de Estudos e Arqueologia da Terra de Israel.
"É interessante que o design da arquitectura deste templo, com os seus dois pilares centrais, é uma reminiscência da imagem arquitectural que está descrita na famosa história bíblica de Sansão com os filisteus, em que Sansão derruba o templo ao colocar-se entre os 2 pilares centrais, causando assim a destruição do mesmo. Talvez isso indique que a história de Sansão reflecte um tipo de templo que estava em uso na Filisteia naqueles dias" - afirmou o prof. Maeir, que tem dirigido as escavações em Tell es-Safi/Gath nestes últimos 13 anos.
Esta cidade está localizada na planície costeira do sul de Israel, não longe de Kiryat Gat, a cerca de meio caminho entre Jerusalém e Ashkelon.
O prof. Maeir informou também que a sua equipa tinha encontrado impressionantes evidências de um terramoto no 8º século a.C., reminiscência daquele que está registado no Livro de Amós 1:1.
A equipa escavou muralhas que se encontravam afastadas do seu lugar original e que foram derrubadas como um baralho de cartas como resultado do poderoso sismo - calculado como tendo atingido a magnitude 8 na escala Richter - informou ainda Maeir.
As escavações deste verão em Tell es-Safi/Gath revelaram também mais evidências da destruição da cidade por Hazael, rei da Síria, tal como se encontra mencionado em 2 Reis 12:17-18, bem como evidências do primeiro aldeamento filisteu em Canaã (cerca de 1200 a.C.) e vários níveis da cidade canaanita de Gate.
O projecto arqueológico Tell es-Safi/Gath é uma investigação a longo prazo que visa estudar a arqueologia e a história de um dos sítios mais importantes de todo o Israel. O Tell es-Safi/Gath é um dos maiores tells (um tell é um monte artificial sobre ruínas antigas) em Israel e foi habitado quase continuamente desde o 5º milénio a.C. até aos dias de hoje.
Os participantes das escavações deste ano são oriundos dos EUA, Canadá, Austrália, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Holanda, Polónia e Israel.
Estas "revelações" extraídas da terra são evidência clara da veracidade da revelação bíblica. Ela vêm mais uma vez provar que a Bíblia tem razão em tudo o que diz! Não sendo um compêndio de História ou de Ciência, a Bíblia é mesmo assim uma referência fidedigna comprovada a cada dia pelas novas descobertas que a ciência da Arqueologia vem trazendo à luz.
Shalom, Israel!

Sem comentários: