terça-feira, outubro 19, 2010

GRANDE CAMPO DE PETRÓLEO DEBAIXO DAS AREIAS DO NEGUEVE

Uma nova pesquisa geológica preliminar indica que 26 milhões de barris de petróleo no valor de 2 biliões de dólares poderão estar precisamente por baixo do solo ocupado por 2 kibbutzim na região a oeste do deserto do Negueve, próximo a Gaza.
A empresa Energtek anunciou ter recebido um estudo geológico sobre o bloco Nir-am-Sa'ad, identificando o potencial para reservas de petróleo e gás natural para exportação.
A empresa adiantou que serão necessários novos estudos sismológicos e outros, de forma a se terem dados mais precisos sobre o campo petrolífero. Segundo se crê, o petróleo estará a uma profundidade de 2 mil metros, podendo ainda existir uns 12 milhões de barris a uma profundidade ainda maior de 4 mil metros.
O anúncio deste possível novo campo petrolífero vem exactamente um dia depois de Israel ter entrado numa nova era com o início da perfuração do enormíssimo campo de petróleo e gás natural apelidado de "Leviathan", ao largo da costa do Mar Mediterrâneo e cuja produção, a confirmarem-se as previsões, poderia colocar Israel no grupo dos países auto-suficientes em energia. Assim seja!
Talvez o petróleo venha a ser o "leite e mel" do século 21 na Terra prometida...
Shalom, Israel!


Sem comentários: