quarta-feira, fevereiro 23, 2011

MINEIROS CHILENOS INICIAM HOJE VISITA A ISRAEL

Os mundialmente famosos "heróis" mineiros chilenos que emocionaram todo o mundo no ano passado através da operação de resgate mais bem sucedida da história mineira estão cumprindo uma promessa que fizeram quando da libertação do fundo das minas: visitar Israel, a Terra Santa.
31 dos 33 mineiros chegaram hoje a Israel acompanhados das esposas e namoradas para uma peregrinação de 8 dias que incluirá sítios cristãos como a Via Dolorosa, Cafarnaum, a Igreja do Santo Sepulcro, o túmulo do rei David, e o Museu do Holocausto, tendo sido recebidos no aeroporto pelo Ministro do Turismo e pelo Embaixador do Chile em Israel.
"Este país parece absolutamente maravilhoso!" - comentou um dos mineiros à chegada ao aeroporto de Ben Gurion.
"Estamos super empolgados e felizes por estarmos em Israel e ansiamos conhecer o país" - afirmou outro mineiro.
Na conferência de imprensa realizada logo após a chegada, o porta-voz dos mineiros, Jose Enriques respondeu à pergunta do porquê escolherem Israel entre tantos outros locais para onde foram convidados. O mineiro respondeu que era para eles um privilégio estarem perto do lugar de Deus e poderem assim agradecer pelos milhares que oraram pela libertação deles. Acrescentou ainda que a visita era uma possibilidade para que eles fortalecessem a sua fé em Jesus.
Alguns dias depois da famosa operação de resgate, o Ministério do Turismo de Israel enviou uma carta aos mineiros convidando-os a visitarem Israel como "convidados especiais". A carta que o próprio ministro lhes enviou dizia: "A vossa bravura e força de espírito, e a vossa enorme fé que vos ajudou a sobreviverem tanto tempo nas entranhas da terra foi uma inspiração para todos nós."
Mais de um bilião de pessoas acompanharam pela TV "ao vivo" o alegre resgate dos mineiros e reunião com as respectivas famílias, fazendo deste um dos eventos televisionados mais vistos no mundo inteiro.  
A verdade é que, à excepção de um deles, todos os outros mineiros estão sofrendo de sérios problemas psicológicos, estando a maior parte sob pesada medicação.
Pini Shani, directora do departamento de relações exteriores do ministério do turismo de Israel afirmou que "a peregrinação dos mineiros chilenos à Terra Santa exporá os cristãos e outros à volta do mundo - não apenas os de língua espanhola - aos sítios religiosos, históricos e culturais de Israel, únicos no mundo".
Bem vindos, heróis!
Shalom, Israel!

Sem comentários: