quarta-feira, março 09, 2011

FORÇAS DE SEGURANÇA DE ISRAEL TÊM DE PERMANECER NO VALE DO JORDÃO

Durante uma visita feita ontem aos controles e bases militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) no Vale do Jordão, na fronteira com a Jordânia, o primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu informou que independentemente da existência de um estado palestiniano na região, as forças da IDF permanecerão na área para protegerem Israel.
O presidente da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas logo contestou a decisão, exigindo a soberania na região, além de toda a Judéia e Samaria. E o primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad, ainda foi mais longe: "Não haverá nenhum estado independente palestiniano sem o Vale do Jordão." E não parou com a sua verborreia: "O Vale do Jordão é parte tão integral da Palestina como é Jerusalém"...
Mas Netanyahu, prevendo a exigência palestiniana, informou já os repórteres presentes: "A nossa fronteira de segurança é aqui no Jordão e a nossa linha defensiva começa aqui. Se esta linha for rompida, eles poderão infiltrar terroristas, rockets e mísseis até Tel Aviv, Jerusalém, Haifa, Bersheva e todo o país.
Não há alternativa para a linha defensiva das IDF. Portanto, em qualquer situação futura, e incluo aqui também qualquer arranjo futuro, as IDF têm de ficar aqui ao longo do Rio Jordão. Esta é a política de segurança do estado de Israel. Se esta já era a realidade antes das convulsões agora sentidas no Médio Oriente e em toda esta região, a realidade é agora duplicada. As IDF têm de permanecer ao longo do Rio Jordão."
A parte israelita do Vale do Jordão é uma estreita e longa faixa de terra cuja fronteira oriental é o próprio Rio Jordão, ficando a Jordânia do outro lado do rio, e uma cadeia de colinas a Ocidente, descendo desde a fronteira com o Líbano a norte até aos montes da Samaria a leste e os montes da Judéia no sul.
A sua população dispersa, território relativamente plano e proximidade com a Jordânia faz deste um território estratégico. Antes da Guerra dos Seis Dias em 1967, terroristas oriundos da Jordânia perpetraram centenas de ataques, escondendo-se nos montes e cavernas adjacentes denominadas pelos reservistas israelitas como "A Terra da Caça (aos terroristas)". As IDF costumavam encher as estradas ao longo do Rio Jordão com areia de forma a poder traçar os trilhos dos terroristas, antes de Israel reaver a região durante a guerra.
O primeiro ministro referiu-se à presente grande instabilidade na região para defender a sua posição: "Mais do que nunca numa situação destas precisamos de nos assegurar de que temos sólidos fundamentos de segurança sobre os quais podemos defender o estado de Israel".
A nossa oração é que Deus dê forças a Netanyahu para ser firme nesta posição. Os palestinianos querem a pura e simples destruição de Israel, pelo que um possível controle de todo o Vale do Jordão dar-lhes-ia uma formidável porta de acesso para o início da destruição da Terra e do povo que Deus ali colocou: o povo judeu.
Nota-se a verdadeira face dos palestinianos, ao declararem Jerusalém como parte integrante da "Palestina". Não se ficam por menos, os indivíduos...
O problema é que eles não sabem que estão lutando contra os planos de Deus, e isso sair-lhes-á muito caro. Não só a eles como a todas as nações que vierem lutar contra Israel por causa da posse de Jerusalém: "E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-á contra ela todo o povo da terra. Naquele dia, diz o Senhor, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles; mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos...naquele dia os governadores de Judá consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém...Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém...E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém". - profeta Zacarias 12:3-9 (ênfase nosso).
Assim seja!
Shalom, Israel!

Sem comentários: