quarta-feira, março 02, 2011

TONY BLAIR TENTA "RESSUSCITAR" O MORIBUNDO PROCESSO DE PAZ

O ex-primeiro ministro britânico e actual enviado do Quarteto de Paz para o Médio Oriente encontrou-se anteontem com o primeiro-ministro israelita afim de tentar "ressuscitar" o moribundo processo de paz, apesar de se estar no meio de um turbilhão de revoltas pelo Médio Oriente.
Como sempre aconteceu, nada de novo transpareceu deste encontro, muito menos qualquer espécie de compromisso da parte da Autoridade Palestiniana.
Segundo fonte confidencial da CNN, Benjamin Netanyahu estará disposto a avançar com uma iniciativa baseada no famoso "roadmap plan" e que Mahmoud Abbas tem constantemente rejeitado.
Abbas disse ainda ontem que o "quarteto para a paz", composto pela União Européia, a Rússia, os EUA e a ONU "têm que enfatizar a importância de congelar as construções israelitas" até que se alcance "o estabelecimento de um estado palestiniano com capital em Jerusalém."
Esta posição do líder palestiniano é um completo bloqueio ao avanço das conversações, uma vez que Israel não aceitará construir no seu território e muito menos dividir a sua eterna capital com os palestinianos.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos nós temos direito a uma identidade, a pertencer a um povo ou uma cultura. Quando saímos do nosso país de origem, procuramos riquezas, paz e aceitação. Por vezes adaptamos á cultura local, ao ponto de já não nos identificarmos nem com um ou com outro país. O povo israelita tem direitos, assim como os palestinianos.Matam-se uns aos outros por um pedaço de terra, como se a terra fosse de alguém. Diante da grandeza de um Deus maravilhoso ou um Ente Superior que criou tudo o que existe neste e noutros universos, quem somos nós seres ínfimos diante da grandiosidade d'Ele para acharmos no direito de ceifarmos vidas por um punhado de terra que fica, como todos os nossos bens terrenos. Realmente acredito no paraíso, mas de certeza que não é aqui.