segunda-feira, abril 11, 2011

PRINCIPES DE ESPANHA VISITAM ISRAEL

O príncipe herdeiro de Espanha e sua esposa, Felipe e Leticia, comemoraram em Israel os 25 anos de laços diplomáticos entre Israel e Espanha, na presença do presidente Shimon Peres.
Esta é a primeira visita do príncipe Felipe a Israel, a qual se segue à visita de Peres ao rei de Espanha, em Fevereiro passado.
Os príncipes foram recebidos "principescamente", com uma orquestra das Forças de Defesa de Israel, bem como por crianças que tinham feito imigração ("aliyah") de Espanha para Israel, acenando bandeiras espanholas e israelitas.
Os príncipes foram posteriormente recebidos por Peres e pelo Ministro espanhol para as Relações Exteriores, Trinidad Jiminez.
"Israel dá-lhes as boas vindas e espera que a vossa visita histórica possa ajudar a fortalecer os laços económicos, científicos, tecnológicos, educacionais e culturais entre Espanha e Israel" - afirmou o presidente Peres ao príncipe Felipe, acrescentando: "Gostaria de agradecer ao vosso pai, o Rei de Espanha, e à Raínha Sophia pela calorosa recepção que tive em Espanha. O Rei Juan Carlos teve sucesso ao conseguir levar o país à democracia depois de Franco, fortalecendo a Espanha e tornando-a num país aberto e amante da paz."
O príncipe Felipe disse que a Espanha está muito interessada na cooperação tecnológica com Israel e planeia promover esta parceria durante a sua visita desta tarde à Universidade de Tel Aviv.
Questionou também Peres sobre a possibilidade da renovação das conversações com os palestinianos.
"O fosso entre Israel e os palestinianos não é muito grande e pode ser vencido" - afirmou Peres, acrescentando - "Nada pode substituir as negociações directas visando promover a idéia de dois estados para duas nações."
Antes de partirem amanhã de Israel, os príncipes participarão de uma café da manhã com o primeiro-ministro Netanyahu, após o qual participarão de uma visita pelo Museu de Israel. À hora do almoço irão encontrar-se com dignatários da Autoridade Palestiniana em Ramallah.
A Espanha só terá a ganhar com esta cooperação, podendo serum exemplo para que outros países aprendam a respeitar e aprender com o avanço de Israel em todas as áreas da ciência e tecnologia.
Shalom, Israel!

Sem comentários: