sexta-feira, maio 13, 2011

ISRAEL PREPARA-SE PARA O PROTESTO ÁRABE

Israel está a colocar as suas forças em estado de alerta, muito em especial à volta do Monte do Templo, uma vez que Domingo será o dia da "Nakba", ou "desgraça", alegando ao dia da criação do moderno estado de Israel que segundo o calendário secular teve lugar a 15 de Maio.
No calendário judaico, o "dia da independência" foi celebrado na passada Terça-Feira. Há que recordar que o calendário judaico é o lunar, portanto com 360 dias, e o calendário secular ou civil tem 365 dias.
A polícia israelita irá restringir o acesso ao Monte, especialmente aos homens com menos de 50 anos, uma vez que o ambiente e o local são propícios a manifestações contra Israel por parte dos palestinianos.
Tem circulado nas redes sociais palestinianas um apelo à "terceira intifada", mas o presidente palestiniano Mahmoud Abbas sugeriu que a mesma não fosse iniciada. Apesar disso, tanto a Fatah como o Hamas têm estado a organizar um comité responsável pelas demonstrações de Domingo.
Estão também previstas demonstrações no Egipto, Líbano, Jordânia e Síria.
As forças de Israel estão sendo colocadas por toda a Judéia e Samaria, nos chamados "territórios ocupados", especialmente para protecção dos habitantes dos aldeamentos judaicos.
Esperamos que não se passe nada de grave, e que Israel consiga conter os excessos, sem no entanto impedir a livre expressão aos palestinianos. Sabe-se no entanto que eles só se sabem exprimir através das pedras, pelo que são previsíveis alguns confrontos com a polícia israelita.
Shalom, Israel!

Sem comentários: