sexta-feira, outubro 07, 2011

INICIA HOJE O YOM KIPPUR - O DIA DA EXPIAÇÃO

O Dia da Expiação - o Yom Kippur - a mais importante deste período de 3 festas, inicia-se esta noite, ao pôr do sol, e pelo mundo fora os judeus fazem os últimos preparativos para comemorar este dia solene que encerra os dez dias de penitência.
Este Dia da Expiação é um dia estabelecido por Deus descrito na Torah "expiará para vós (plural) para vos purificar de todos os vossos pecados perante Deus". Essa expiação deve no entanto ser geralmente acompanhada do teshuvah, um processo que tem de incluir introspecção, admissão de pecados, remorso e um compromisso de não mais os repetir.
A pessoa tem também de pedir perdão àqueles que tiver magoado ou insultado durante o ano.
As orações pelo Yom Kippur que se iniciam esta noite, perduram pelo dia inteiro e reflectem também sobre a bondade de Deus ao permitir aos mortais esta oportunidade de se exonerarem a si mesmos e tentarem melhorar. Uma das orações mais dramáticas é a revisão das preparações do Sumo Sacerdote para a entrada uma vez por ano no lugar Santo dos Santos, dentro do Templo, durante o qual todo o membro da congregação se prostra diante de Deus. Há também um piyyut, um poema litúrgico, lembrando os dez mártires mortos pelos romanos, sendo um deles o rabi Akiva.
Segundo uma estatística realizada nestes dias, 58% dos judeus israelitas irão jejuar durante este dia.

Segundo estes dados, cerca de 55% consideram o Yom Kippur como um "dia de expiação e perdão", enquanto que 11% consideram-no uma "oportunidade para limpeza do corpo". Outros 9% olham para o dia como um "dia de descanso forçado", enquanto outros 9% acham-no um dia ideal para "andar de bicicleta ou ver filmes".
Shalom, Israel!

Sem comentários: