segunda-feira, outubro 31, 2011

"PALESTINA" RECONHECIDA NA UNESCO



A quase totalidade dos países árabes, africanos e latino-americanos votaram hoje a favor da adesão da Palestina à UNESCO, juntamente com a França, liderada por Sarkozy.
Nada de surpreender, uma vez que a UNESCO é reconhecida pelas suas inclinações anti-judaicas, sendo também um órgão da ONU merecedor de pouco crédito.
Os Estados Unidos e outros opositores ao voto já avisaram que esta medida poderá afectar os esforços de paz para o Médio Oriente.

Os EUA tinham ameaçado reter cerca de 80 milhões de dólares do financiamento anual para a UNESCO caso esta instituição aprovasse a membresia da Palestina. Só os EUA financiam cerca de 22% do orçamento da UNESCO. Vamos agora ver se os EUA mantêm a sua palavra ou não...
Entre os países que votaram contra estão os EUA, o Canadá e a Alemanha. O Brasil, a Rússia, a China, a Índia, a África do Sul e a França votaram a favor. A Inglaterra, a Itália e Portugal abstiveram-se.
Uma grande aclamação surgiu na Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO), logo que os delegados aprovaram a membresia com 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções. Dos 173 membros presentes da UNESCO eram necessários 81 votos para a aprovação. 
"Viva a Palestina!" - gritava um delegado, em francês, numa contrariamente ao habitual tensa e dramática reunião do conselho geral da UNESCO.
Este voto tem um significado meramente simbólico, mas pode dar um novo fôlego à tentativa dos palestinianos de fazerem aprovar um estado no Conselho de Segurança da ONU.
O embaixador dos EUA na UNESCO, David Killion, afirmou hoje que o voto irá "complicar" os esforços dos EUA para apoiar a agência.
Nimrod Barkan, embaixador de Israel na UNESCO, apelidou o voto de "tragédia".
"A UNESCO lida com ciência, não com ficção científica"
- afirmou o embaixador israelita. "Ele forçaram a UNESCO a votar numa questão política fora da sua competência".
O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou que o seu país rejeita a decisão da UNESCO de aceitar a Autoridade Palestiniana como membro de pleno direito, afirmando que "depois da decisão de aceitar a Palestina como membro regular da UNESCO, o estado de Israel irá considerar que passos irá dar e que continuidade dará à cooperação com a organização". Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Povo de Israel: retrocesso da humanidade: subjulgam o povo palestino. Israel aterroriza e humilha o povo palestino. A conduta de Israel nos faz compreender as razões de Hitler. E países como Estados Unidos, que se dizem os defensores da democracia: foram comprados pelo dinheiro de judeus para vetar a dignidade do povo palestino.