segunda-feira, novembro 28, 2011

ISRAEL PODERÁ VOLTAR A TRANSFERIR FUNDOS PARA OS PALESTINIANOS

O primeiro-ministro de Israel anunciou hoje que o seu governo está a considerar voltar a transferir para a Autoridade Palestiniana os pagamentos de taxas que tinham sido bloqueados como consequência dos passos unilaterais dados pelos palestinianos na arena internacional.
Oficiais do governo informaram que se o governo israelita decidir mesmo voltar aos pagamentos, o assunto será no entanto reanalisado todos os meses.
"A nossa intenção não é levar a AP ao colapso e Israel exercerá o seu julgamento em cada assunto financeiro" - afirmou um dos oficiais do governo de Jerusalém.
Como parte dos "acordos de Oslo" ficou acordado que Israel providenciaria a entrega à AP das taxas que recolhe a favor dos palestinianos. Líderes estrangeiros têm pressionado Israel para que os fundos voltem a ser transferidos desde o bloqueio feito por Israel há 2 meses atrás.
O primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad afirmou ontem mesmo que a continuada suspensão das transferências dos impostos "tem um impacto imediato nas vidas de todos os funcionários e seus dependentes, cerca de 1 milhão de pessoas... (e) tem um impacto indirecto devastador em toda a economia". Netanyahu referiu-se na reunião de hoje ao pedido feito pela AP à ONU para plena adesão: "Temos conseguido prevenir previsões com actividade internacional. Temos detectado um efeito calmante no lado palestiniano. Eles decidiram parar de dar mais passos. Não precisámos nem do veto no Conselho de Segurança. É do interesse deles parar com estas actividades". 

Pode ser que os palestinianos tenham aprendido alguma coisa. Parece que sim...
Shalom, Israel!

Sem comentários: