quarta-feira, janeiro 04, 2012

ROMNEY - UM DEFENSOR DE ISRAEL - GANHA PRIMÁRIAS REPUBLICANAS "À TANGENTE"...

Nunca umas eleições primárias para a nomeação do candidato republicano às eleições de Novembro nos EUA foram tão renhidas: o ex-governador do Massachusetts Mitt Romney venceu as primárias do Partido Republicano no estado de Iowa por uma vantagem de apenas 8 votos contra o seu próximo rival, o ex-senador Rick Santorum.

Numa votação renhida, Romney conseguiu uma diferença de 8 votos num total de 122.255 depositados ontem nas urnas, representando 25% da totalidade, ou seja: 30.015 votos. Esta foi a primeira disputa na batalha estado a estado para a nomeação do candidato republicano que irá enfrentar o actual presidente Obama no dia 6 de Novembro.
Romney é o favorito dos empresários ligados ao partido, enquanto Santorum, o segundo mais votado, parece aglomerar os conservadores cristãos.
Ron Paul, um congressista do Texas, inimigo de Israel e com opiniões libertárias e posições anti-guerra alcançou o terceiro lugar, com 21% dos votos.
Nas suas declarações a favor de Israel, o candidato Romney afirmou recentemente o seguinte: "Eu quero que cada país na região (Médio Oriente) que alimenta planos agressivos contra Israel compreenda que a sua ambição é fútil e que se nela persistir pagará um alto preço por isso..."
Romney tem também acusado Obama de ter "insultado" o primeiro-ministro de Israel ao obrigá-lo a adoptar "fronteiras indefensíveis" e de ter andado a ser "tímido e fraco face à ameaça existencial de um Irão nuclear".
"Estas acções têm encorajado os "duros" entre os palestinianos que se dispõem agora para a formação de um governo de unidade com os terroristas do Hamas e que acham que podem passar por cima de Israel na mesa das negociações"
- afirmou o candidato Romney.
Romney prometeu ainda que se for eleito presidente dos EUA a sua primeira visita oficial ao exterior será a Israel, jurando ainda que o claro aliado dos EUA deve existir como "um estado Judaico".

Referindo-se ao Irão, Romney afirmou: "Um Irão nuclearmente armado é um problema não só para Israel, mas para os Estados Unidos e para todos os países decentes do mundo".

E quanto ao presidente iraniano, Romney apela a que o mesmo seja julgado num tribunal internacional por causa dos seus crimes contra a humanidade: "Ele (Ahmadinejad) não deveria ser convidado à sociedade educada. Devia antes ser incriminado pelos seus recentes comentários contra Israel, à luz do Artigo 3 da Convenção do Genocídio de 1948, aprovada pela ONU, da qual o Irão faz parte, e que criminaliza o apelo directo e público à prática de genocídio".Ron Paul, o terceiro mais votado, é um claro inimigo de Israel, ao ter recentemente afirmado que "Israel não deveria existir".
A corrida será intensamente disputada. Esperamos que ganhe aquele que mais apoie Israel no seu direito à existência, sobrevivência e à paz.
Shalom, Israel!

Sem comentários: