terça-feira, fevereiro 14, 2012

IRANIANO CAUSA EXPLOSÃO EM BANGKOK, TAILÂNDIA

ACTUALIZAÇÃO:
Oficiais da segurança da Tailândia acabam de confirmar que os iranianos responsáveis pelas explosões desta manhã na Tailândia tencionavam atacar alvos israelitas.

Contrariamente à alegada "inocência" do Irão nas explosões de ontem na Índia e na Georgia, uma nova explosão provocada hoje por um cidadão iraniano, desta vez na Tailândia, dá mais força à tese de que é de facto o Irão e seus párias que está por detrás destes actos e tentativas de terrorismo.
Um homem iraniano que carregava explosivos, rebentou as suas próprias pernas e feriu outras quatro pessoas em duas explosões, esta manhã, em Bangkok.
Segundo fontes da segurança tailandesa, as forças de segurança encontraram mais explosivos na casa alugada na capital pelo autor das explosões, mas não se sabe ao certo quais os alvos que ele pretendia atingir.  

Ainda hoje, mas mais tarde, foi relatado que a polícia na Tailândia deteve um segundo iraniano suspeito de envolvimento nas triplas explosões. O comandante da polícia, Winai Thongsong, informou que a polícia de imigração tinha detido um segundo indivíduo já esta noite (hora local) no aeroporto de Bangkok.
Winai disse que o indivíduo deveria embarcar num voo para a Malásia, acrescentando ainda que as autoridades estavam interrogando o homem, mas até à altura não se sabia se ele estaria envolvido com as explosões desta manhã.
Um oficial da polícia informou que as autoridades tailandesas tinham informações que indicavam que um indivíduo de nacionalidade iraniana poderia estar tentando levar a cabo um ataque terrorista em Bangkok, Tailândia, ainda que não se sabendo onde tal iria ter lugar.
Ontem mesmo um carro diplomático israelita sofreu um atentado bombista em Nova Deli, Índia, e Israel culpou o Irão pelo ataque.

Ehud Barak, Ministro da Defesa de Israel, disse que o ataque em Bangkok prova uma vez mais que o Irão e seus párias continuam a utilizar o terror.
Uma das explosões em Bangkok danificou um táxi, tendo uma granada detonado à medida que o autor a carregava pelo passeio próximo a uma escola tailandesa.

Fotos do iraniano ferido mostram-no coberto com fuligem negra num passeio ao lado de uma escola com vidros rebentados.
Pansiri informou que um passaporte encontrado no local indicava que o homem se chama Saeid Moradi, e é do Irão.
Três homens e uma mulher tailandeses foram levados ao Hospital para tratamento às feridas provocadas pela explosão.
Uma terceira explosão ocorreu dentro de uma casa alugada na mesma rua, repleta de apartamentos e lojas, mas sem causar danos pessoais.
O porta-voz do ministério dos assuntos estrangeiros em Jerusalém, Yigal Palmor, informou que não havia ainda qualquer indicação de que os alvos a atingir em Bangkok fossem israelitas ou judaicos.

Segundo Ehud Barak, "os iranianos e o Hezbollah estão determinados em sabotar o dia a dia de Israel e estão operando contra israelitas pelo mundo fora". E acrescentou: "Teremos de agir na frente do terrorismo e continuar a nos prepararmos para os desafios que estão diante de nós".
Shalom, Israel!

Sem comentários: