sexta-feira, março 30, 2012

SEXTA-FEIRA VIOLENTA


CONFRONTOS NO NORTE DE GAZA

Dezenas de palestinianos ficaram feridos esta sexta-feira em Samaria e na Faixa de Gaza durante os protestos do "Dia da terra", devido a violentos distúrbios e confrontos com soldados das Forças de Defesa de Israel. 
Pelo menos 14 palestinianos ficaram feridos com os disparos das FDI em Gaza, após tentarem ultrapassar a cerca fronteiriça e infiltrarem-se para dentro de Israel perto da passagem de Erez. Segundo fontes palestinianas, um dos feridos encontrava-se em estado considerado grave. 
FORÇAS DO HAMAS À CACETADA AOS PALESTINIANOS
O exército confirmou que vários palestinianos ficaram feridos nos confrontos. Por outro lado, as forças de segurança do grupo terrorista Hamas tentaram empurrar os manifestantes para fora da cerca de vedação, utilizando cassetetes para bater nos insurrectos. 
Os distúrbios começaram pelas 12H30, pouco depois das orações de sexta-feira, quando dezenas de jovens palestinianos mascarados começaram a atirar pedras e cocktails Molotov contra as forças de segurança estacionadas na fronteira de Qalandia. 
FERIDO EM QALANDIA
As forças responderam com gás lacrimogéneo e estacionaram o "Skunk" - um veículo carregado com canhões que lançam spray de um líquido de mau cheiro. Para além disso, as forças de segurança activaram uma máquina que transmite ondas de som de alta frequência, num esforço para dispersar os manifestantes. 
Fontes palestinianas disseram que pelo menos 30 pessoas ficaram feridas nos confrontos. 
Segundo relatos, o político palestiniano Mustafa Barghouti foi atingido na cabeça com um invólucro de gás lacrimogéneo, tendo sido levado para um hospital em Ramalá para receber tratamento. O porta-voz das FDI disse entretanto que Barghouti ficou ferido numa rixa que se levantou entre palestinianos por causa de quem deveria dirigir a marcha. 
TÍPICAS MANIFESTAÇÕES PALESTINIANAS... 
Em outros locais também houve incidentes: o membro do parlamento do Hamas, Ahmed Atoun, ficou levemente ferido com uma pedra que o atingiu na cabeça, não tendo no entanto precisado de cuidados médicos. 
Algumas centenas de palestinianos juntaram-se também perto do Portão de Damasco, em Jerusalém, sendo que alguns carregavam bandeiras palestinianas. A multidão tentou então formar uma procissão ilegal, mas foi bloqueada por forças policiais. Cerca de 14 manifestantes foram detidos. 
Já antes, dezenas de manifestantes palestinianos tinham-se aproximado da cerca de segurança em Gaza, perto da passagem de Erez. As FDI responderam com gás lacrimogéneo e caixas de fumo, tendo também disparado tiros de aviso para o ar. Ambulâncias do Crescente Vermelho foram chamadas para o local depois de terem sido recebidos relatos de feridos. 
Mais a norte, dentro de Israel, algumas centenas de pessoas assistiram a um encontro assinalando o "Dia da Terra", em Kfar Kanna (Caná da Galiléia), próximo de Nazaré e em Tayibe. Os manifestantes empunhavam bandeiras palestinianas e apelaram à luta contínua contra a expropriação de terra e demolição de casas. Exigiram também que a luta contra o racismo e a descriminação possa continuar. 
Vários adolescentes tentaram atirar pedras contra veículos na Estrada 444, mas adultos no local impediram-nos de o fazer.

ALERTA EM TODO O ISRAEL
Sites noticiosas da Jordânia informaram entretanto que umas 20.000 pessoas se estão juntando para poderem tomar parte na marcha conjunta dirigida à fronteira israelita. Há um acréscimo de presença da segurança na área. 
O jornal libanês As-Safir relatou que 120 autocarros estarão transportando participantes libaneses e outros dos campos de refugiados palestinianos para a Marcha Global a Jerusalém. 
As FDI já haviam previamente destacado polícias adicionais e guardas fronteiriços ao longo da fronteira norte. As forças estão equipadas com equipamentos para dispersar multidões e anti-motim. 
A polícia informou que foram dadas ordens às forças para se manterem restringidas e impedirem que manifestantes chegassem à vedação fronteiriça. 
As forças de segurança estão também a colaborar com as palestinianas no controle e informação sobre a marcha que se está realizando em Belém.
Shalom, Israel!





Sem comentários: