quinta-feira, abril 26, 2012

ISRAEL CELEBRA DIA DA INDEPENDÊNCIA


Segundo o calendário judaico, é hoje o dia da independência do moderno estado de Israel. No calendário ocidental, a celebração realiza-se no dia 14 de Maio.
Como o dia judaico se inicia ao pôr do sol, as celebrações começaram ontem à noite, tendo o presidente Shimon Peres, apesar dos seus bem vividos 89 anos, aberto as celebrações na sua residência oficial sob o tema: "cantando a independência com o presidente."
As celebrações incluem paradas militares, shows aéreos com aviões e helicópteros, recepções e muita...muita festa. Para quem não sabe ou imagina, o povo judeu é um povo alegre e muito festivo, pelo que muita gente passou a noite passada sem dormir, celebrando à sua maneira os 64 anos deste fascinante estado de Israel - a única democracia em todo o Médio Oriente.
Numa homenagem aos 120 militares que mais se distinguiram durante o ano, Peres afirmou o seguinte:
"Israel está hoje mais forte do que nunca, e capaz de se defender a si mesmo. Israel é abençoado com muitas coisas, mas principalmente tem o raro dom da inovação. Consegue surpreender, juntar novas capacidades e avançar de forma criativa."
Peres referiu-se também às ameaças exteriores, dizendo o seguinte: "Àqueles que mais uma vez ameaçam Israel, eu digo: não repitam os erros dos vossos predecessores. As vossas ameaças surgem de um apetite pela conquista, mas nós nos defendemos, ao mesmo tempo aspirando pela paz. As guerras, que Israel não iniciou, trouxeram-lhe resultados inesperados e os agressores sofreram perdas inimagináveis."
O Dia da Independência é um dia também escolhido tradicionalmente para os churrascos ao ar livre e a procura de espaço de lazer nos parques nacionais. O tempo tem estado muito bom para todas estas actividades.
As celebrações arrancaram ontem à noite com o tradicional fogo de artifício e o acender de tochas no Monte Herzl, em Jerusalém.
Parabéns, Israel!

1 comentário:

Luciano de Paula Lourenço disse...

Parabéns, Israel! Tu és a nação mais fantástica da Terra! Tu és magnífica, porque o teu Deus é magnífico: Onipotente, Onipresente e Onisciente! Tu és o relógio de Deus! A terra onde vives é tua por direito; ninguém surrupiará o que o Senhor dos Exércitos te concedeu. Toda Canaã te pertence; portanto, não pertence a cristãos, a árabes ou quaisquer outros povos. Ela é tua por direito. Nada neste mundo, até mesmo todas as nações juntas da Terra, sobrepuja a tua força. Não porque és belipotente, mas porque o Teu Protetor te ama e te ampara e te diz: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”(Êxodo 20:2).
Oh! Como neste dia da tua independência eu queria que tu entendesses o quanto o teu Deus te ama e quer te proteger e te abençoar sobremaneira!. Só que há uma condição: guardar os mandamentos do Senhor. Então, volta a confiar no teu Deus e obedecer-lhe! Veja, Israel, o que o teu Senhor te diz: ““Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os fizerdes, então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua novidade, e a árvore do campo dará o seu fruto. E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra; e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão um cento, e cem de vós perseguirão dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu concerto convosco. E comereis o depósito velho, depois de envelhecido; e tirareis fora o velho, por causa do novo. E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar direitos”(Levitico 26:3-12).
Shalom, Israel!
Luciano de Paula Lourenço