sábado, junho 02, 2012

CIENTISTA DA UNIVERSIDADE HEBRAICA CONTRIBUI PARA A DESCODIFICAÇÃO DO GENOMA DO TOMATE

300 cientistas do mundo inteiro conseguem um avanço que irá desenvolver a produção do tomate.
Sendo o tomate o "rei" da típica salada israelita e não só, Israel retribui agora com a participação científica internacional na descodificação do seu genoma.
O "Consórcio para o Genoma do Tomate" começou os seus trabalhos em 2003, quando os cientistas analisaram a sequência do ADN dos tomates, utilizando a equipamento mais moderno disponível na época. Felizmente, com a recente introdução das assim-chamadas tecnologias de "sequência da próxima geração", a velocidade da informação aumentou 500 vezes e possibilitou que o projecto avançasse mais eficientemente para a sua conclusão.
O genoma do tomate - tanto o de uso doméstico como o seu antecessor silvestre, o solanum pimpinellifolium, foi sequenciado pela primeira vez pela equipa de 300 membros que compõem este consórcio de cientistas oriundos da Argentina, Bélgica, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão. Coreia do Sul, Espanha, Holanda, Reino Unido e EUA - e da Universidade Hebraica de Jerusalém.
O grupo de Jerusalém inclui o prof. Dani Zamir, da Faculdade de Agricultura, Nutrição e Ambiente da Universidade Robert H. Smith.
Este avanço na conclusão da descodificação do genoma do tomate, tão importante para o desenvolvimento futuro da produção do tomate, surgiu na edição de 31 de Maio da prestigiada revista Nature.
Quando Colombo trouxe as semente do tomate da América para o Velho Mundo, há uns 500 anos atrás, talvez nunca tenha imaginado que este fruto avermelhado passaria a ser um contributo fundamental para a nutrição e saúde humana, além do prazer culinário e cooperação internacional.
O código genético do tomate contém 35.000 genes. Os novos conhecimentos permitem uma forma de ligar as sequências do DNA com os traços específicos que são importantes para o bem estar ou o gosto humano, tal como o sabor, o aroma, a cor e a produção.
Além da melhoria do tomate, a sequência do genoma fornece uma forma de se poder estudar mais de perto plantas relacionadas, como é o caso da batata, o pimento, a petúnia e até o café. Estas espécies têm todas genes semelhantes, apesar de parecerem muito diferentes.
Shalom!

Sem comentários: