sábado, setembro 01, 2012

EXERCÍCIOS MILITARES CONJUNTOS ENTRE OS EUA E ISRAEL E NO IRÃO PRENUNCIAM UM OUTUBRO AMEAÇADOR...



Enquanto o Irão se prepara para gigantescos exercícios militares para Outubro, Israel vê-se cada vez mais a braços com o abandono do "amigo" EUA, agora que a América decidiu reduzir drasticamente o número de participantes e equipamento militar nos exercícios conjuntos EUA-Israel planeados para Outubro. Segundo a revista TIME noticiou ontem, o exercício que iria envolver milhares de soldados e sistemas avançados de defesa antí-míssil e simulações de fogo vindos do Irão e da Síria, vai sofrer cortes substanciais.
Segundo a notícia, apenas 1.500 tropas dos EUA, talvez até só 1.200, serão enviadas para participar no exercício, em vez das 5.000 originalmente previstas. Para além disso, fontes oriundas tanto de Jerusalém como de Washington relataram à TIME que era provável que apenas um navio de guerra Aegis capacitado com sistemas de defesa de mísseis seria enviado para Israel, em vez dos 2 previamente anunciados.
Os sistemas antí-míssil Patriot deverão ser enviados para Israel, mas sem pessoal para os operar.
Fontes militares em Washington apressaram-se rapidamente a desmentir que a medida significasse qualquer tipo de desconfiança nos israelitas. Segundo os militares americanos, o exercício "Austere Challenge 12" - um exercício de defesa balística antí-míssil - "continua sendo o maior exercício de sempre entre as nossas 2 nações, e um significativo aumento em comparação com o anterior realizado em 2009." 
"O exercício não mudou no seu alcance e dimensão e irá incluir os mesmos tipos de sistemas planeados. Todos os sistemas instalados estarão plenamente operacionais com operadores associados," - afirmou um alto representante do exército americano.
Os israelitas, no entanto, não estão convencidos com os argumentos dos americanos, chegando um dos oficiais do exército de Israel a comentar: "Basicamente, o que os americanos estão a dizer é: 'Não confiamos em vocês.'"
Outras fontes da instituição da defesa de Israel negaram entretanto a fiabilidade da reportagem da TIME, afirmando que Israel nunca recebeu qualquer notificação sobre a redução por parte dos americanos. Segundo eles, e no que concerne às Forças de Defesa de Israel (IDF), o exercício será realizado conforme planeado.
O exercício irá simular mísseis disparados contra Israel a partir do Irão e da Síria simultâneamente, com dezenas, senão até centenas de potenciais rockets disparados ao mesmo tempo. Israel deverá testar o seu sistema de defesa Arrow 2 já melhorado, enquanto que os EUA deverão instalar o seu sistema de defesa balística Aegis e plataformas de defesa PAC-3.
 
EXERCÍCIOS MILITARES NO IRÃO - EM OUTUBRO
Como preparação para um alegado ataque de Israel no mês de Outubro, o Irão irá também conduzir um gigantesco exercício de defesa que incluirá forças terrestres e aéreas, em Outubro - anunciou hoje o comandante da defesa aérea iraniana, o brigadeiro general Farzad Esmaili.
Esmaili disse que as manobras incluirão todos os sistemas de defesa da força aérea do Irão, bem como os jactos da Força Aérea do país, os Guardas Revolucionários e outras forças militares.
Segundo relatou a Press TV iraniana, "uma das iniciativas no exercício será... preparar o pessoal da defesa aérea para a gestão de crise."
Este anúncio do Irão surge a meio de constantes rumores sobre um possível ataque israelita às instalações nucleares iranianas, antes das eleições americanas, a realizar no início de Novembro.
Ao mesmo tempo os exercícios militares conjuntos entre os EUA e Israel poderão ser um sério "aviso" ao Irão de que algo está a ser preparado.
Talvez tenhamos um Outubro demasiado "quente" para a época, ainda mais que o mês será o único provável para um ataque israelita, uma vez que se segue às celebrações das Festas judaicas dos Tabernáculos e se situa exactamente antes das eleições presidenciais norte-americanas...
Shalom, Israel!
 

Sem comentários: