quarta-feira, setembro 19, 2012

NOVAS CARICATURAS DE MAOMÉ PODEM INCENDIAR OS ÂNIMOS DOS MUÇULMANOS NA FRANÇA


A meio dos violentos protestos em todo o Médio Oriente causados pela divulgação do filme que satiriza o profeta Maomé, a revista francesa "Charlie Hebdo", cujos escritórios foram no passado atacados à bomba por alegadas ofensas aos muçulmanos, decidiu publicar novas caricaturas fazendo troça do profeta Maomé. 
Apesar dos receios de que esta publicação desperte ainda mais fúria por parte da comunidade muçulmana residente em França - a maior de toda a Europa - e no mundo, a revista foi mesmo assim publicada e posta hoje a circular. Hoje mesmo a polícia francesa anti-motins foi colocada em alerta e iniciou patrulhamentos regulares à volta dos escritórios da revista dedicada ao humor e à sátira. 
A capa da revista apresenta um judeu ortodoxo idoso empurrando uma cadeira de rodas com um muçulmano paralítico sentado, sob o título "Intocáveis 2", certamente uma alusão a um recente filme francês. Segundo relata hoje o jornal Le Figaro, nas páginas centrais da revista, aparecem caricaturas de Maomé numa série de "posições ousadas". 
Segundo a Reuters, os cartoons incluem "caricaturas nuas do profeta."

The cover of Charlie Hebdo's Wednesday issue, depicting an ultra-Orthodox man pushing a wheelchair-bound Muslim

As autoridades apelaram aos editores da revista satírica Charlie Hebdo para que agissem responsavelmente e parassem a publicação das caricaturas, chegando o próprio primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault a emitir um comunicado expressando a sua "desaprovação a todos os excessos", mas os editores insistiram que estavam apenas fazendo exercício da liberdade de imprensa. 
Qual serão as reacções? Esperamos que os ânimos não se exaltem mais uma vez, numa altura em que tudo o que menos se precisa é de pôr achas nas fogueiras dos ânimos muçulmanos...
Shalom!


Sem comentários: