quarta-feira, dezembro 05, 2012

NETANYAHU VISITA ALEMANHA E REPÚBLICA CHECA


O primeiro ministro de Israel inicia hoje uma mini-tournée europeia, visitando a República Checa e a Alemanha da chanceler Merkel.
Netanyahu deverá assim encontrar-se em Praga com o primeiro-ministro da República Checa, Peter Necas, certamente para lhe agradecer o apoio dado a Israel na votação na assembleia geral da ONU nesta passada quinta-feira, em que a República Checa foi um dos únicos 9 países a votar contra a elevação do estatuto dos palestinianos a "estado observador não-membro", sendo até o único país europeu a votar corajosamente contra essa decisão. 
Netanyahu afirmou que Israel e a República Checa são bons amigos e ambos sabem o valor de permanecer nos seus princípios. Segundo o primeiro-ministro israelita, "a história de Israel e da República Checa ensinou-nos a nos firmarmos na verdade, mesmo quando a maioria está contra nós."

NETANYAHU EM BERLIM
Em seguida Netanyahu dirigir-se-á a Berlim para um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, onde serão assinados acordos multilaterais entre os dois países nas áreas do contra-terrorismo, defesa cibernética, ciência, agricultura e protecção ambiental.
Merkel não deixará certamente de aproveitar a oportunidade para repreender Netanyahu pela sua decisão de avançar com novas construções em "território disputado" - no entender de Merkel e de muitos outros líderes mundiais que não reconhecem o direito de Israel a construir onde bem entender na sua própria terra.
Netanyahu é acompanhado de uma comitiva de ministros e governantes que terão uma reunião conjunta com os seus parceiros alemães.
Antes da sua partida, Netanyahu agradeceu à Alemanha por ter estado ao lado de Israel durante a recente intervenção anti-terrorista na Faixa de Gaza.
Esperamos sinceramente que deste encontro saia uma melhor compreensão alemã acerca da necessidade que Israel tem de construir à volta de Jerusalém, impedindo assim qualquer possibilidade de a Cidade santa ser alguma vez mais repartida com aqueles que visam única e exclusivamente a destruição pura e simples do estado judaico...
Shalom, Israel!

Sem comentários: