quinta-feira, julho 25, 2013

CONVERSAÇÕES ENTRE ISRAELITAS E PALESTINIANOS REINICIAM-SE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA EM WASHINGTON

Sob os auspícios da diplomacia norte-americana, em que o secretário de estado John Kerry se torna o protagonista de uma roda viva de conversações com ambas as partes e outros intervenientes nestas últimas semanas, irão reunir-se em Washington nesta próxima Terça-Feira a ministra israelita Livni e o procurador Molcho com o representante palestiniano Erekat para uma nova tentativa de retomada de conversações, inexistentes desde há três anos.
A reunião está sendo organizada com o maior secretismo, sabendo-se que o governo israelita irá negociar a libertação de alguns terroristas palestinianos bem como uma proposta de lei a um referendo popular, que segundo a lei judaica é essencial para a realização de qualquer acordo.
O ministro Silvan Shalom abordou a questão esta manhã, falando numa conferência de imprensa sobre um projecto conjunto com os palestinianos de uma região industrial na região de Jericó. Segundo o ministro, isto poderá criar uma melhoria na economia palestiniana.
LIVNI, A MINISTRA QUE VAI REPRESENTAR ISRAEL










Numa conversa com o representante palestiniano, Shalom partilhou que espera que os palestinianos não faltem à mesa das negociações, uma vez que uma falha deles seria "uma bofetada na cara dos americanos."
Sobre a questão da libertação de 82 prisioneiros palestinianos que Israel está disposto a realizar, o ministro israelita para a água e a energia confessou que apesar de ser uma decisão dolorosa e difícil, não era mesmo assim uma das condições prévias para o acordo definitivo. Acrescentou que essa decisão seria provavelmente levada diante do governo e que a libertação poderia ser durante o feriado islâmico de Eid al-Fitr, daqui a 2 semanas.
Shalom acrescentou que o congelamento das novas construções, embora fosse um pré-requisito para as conversações, não foi aceite por Israel. O ministro sublinhou ainda que o rei Hussein da Jordânia trabalhou duramente atrás dos bastidores para que pudessem ser renovadas as conversações entre israelitas e palestinianos.
As conversações em Washington vão decorrer debaixo do maior sigilo e apenas os americanos farão comunicações à imprensa e aos media.
Referindo-se esta manhã à retoma das conversações, Netanyahu ironizou: "São precisos dois para dançar o tango, mas no Médio Oriente são precisos três."
E eu acrescento: vamos ver como é que vai acabar a dança...
Shalom, Israel!


Sem comentários: