terça-feira, novembro 26, 2013

ANTIGO ALTAR DE SILÓ DESCOBERTO EM ISRAEL

Um altar de pedra datando da Idade do Ferro foi acidentalmente descoberto em Israel junto às ruínas de um antigo muro durante escavações realizadas na Judeia.


O altar terá sido aparentemente deslocado da sua localização original pelos bizantinos, em Tel Shiloh, onde estaria também localizado o Tabernáculo logo que o povo de Israel entrou na Terra Prometida: "E toda a congregação dos filhos de Israel se reuniu em Siló, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a Terra lhes foi sujeita." (Juízes 18:1). Segundo o Talmud, o Tabernáculo terá permanecido em Siló durante 369 anos.
A sua descoberta é a primeira evidência física de que Siló servia como centro religioso anterior ao Primeiro Templo de Jerusalém. A data da construção do altar deve ser do período entre 1.200 a 600 anos antes de Cristo, um período conhecido como Idade do Ferro. Segundo os arqueólogos, o altar é então da época da conquista da Terra da Promessa, antes da fundação do Primeiro Templo.
O altar tem cerca de 60 cms x 60 cms, e uma altura de 40 centímetros. 
Até agora os arqueólogos sempre acreditavam que depois dos filisteus terem capturado a Arca da Aliança numa batalha,  teriam arrasado por completo a povoação judaica de Siló. Mas a descoberta actual deste altar comprova que permaneceu ali uma presença judaica.
Segundo a descrição no Livro de Samuel, a Arca foi utilizada por Israel para reverter a tendência da batalha, mas mesmo assim os filisteus prevaleceram, matando 30 mil israelitas - incluindo os filhos do sumo sacerdote - e capturando também a Arca.
Contudo, cada cidade inimiga para onde a Arca era levada experimentava problemas, e assim, após sete meses de pragas, os filisteus decidiram finalmente devolver o seu troféu problemático aos israelitas - além de uma oferta pela culpa - na cidade de Bete-Semes.
Segundo o comentador bíblico Hans Hertzberg, o retorno da Arca revelou que o Deus hebreu que os filisteus julgavam ter derrotado era de facto o verdadeiro vencedor. Mesmo quando o Seu povo era derrotado pelos exércitos dos seus inimigos, Jeová permaneceu Senhor de todos. 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO
O parque arqueológico de Siló será aberto ao público nesta próxima Festa do Hanuká, incluindo uma gruta recentemente descoberta e que era usada como esconderijo durante a revolta de Bar Kokhba.

Shalom, Israel!

  

Sem comentários: