quarta-feira, novembro 27, 2013

FELIZ HANUKAH - O FESTIVAL DAS LUZES!

Começa hoje umas das mais alegres festas do povo judeu: a Festa do Hanukkah, ou a Festa das Luzes!
Este ano a Festa é bastante cedo, uma vez que é regulada pelo calendário lunar judaico. E coincide com a grande festa de Acção de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos, pelo que os judeus que vivem nos Estados Unidos têm uma dupla razão para celebrarem este dia!

O Messias Jesus também celebrou esta grande Festa em Jerusalém, quando a Cidade fica toda iluminada, e foi em plena Festa que Ele declarou de Si mesmo: "Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12)
Hoje é então a primeira das 8 noites de celebração desta Festa, em que a primeira vela do hanukkiah (candelabro com 9 braços) é acendida pela vela do meio, mais elevada do que as outras 8, uma analogia perfeita da Luz verdadeira que Jesus representa e que acende as outras velas (vidas) que estão à Sua volta. Esta Luz de Jesus nas vidas dos Seus discípulos é a presença do Espírito Santo - HaKodesh - que Ele envia aos nossos corações.
A cada noite destas 8 de celebração desta Festa uma vela é acendida, lembrando a origem desta Festa judaica, quando Deus realizou um grande milagre na Cidade Santa de Jerusalém há cerca de 2200 anos atrás.

A HISTÓRIA DO HANUKKAH - A FESTA DAS LUZES
Esta história baseia-se de facto em 2 milagres:

                         PRIMEIRO MILAGRE: DIVINA LIBERTAÇÃO 
MATATIAS
Estamos no 2º século antes de Cristo. O povo judeu havia sido oprimido desde há muitos anos pelos sírios-gregos, que tinham profanado o Templo ao sacrificarem um porco no altar. Forçaram depois os judeus à adoração de ídolos colocados dentro do Templo e proibiram-nos de ler e seguir a Torá.
Deus entretanto libertou o povo judeu através de um sacerdote judeu chamado Matatias e seus filhos. Estes judeus "justos" lideraram um pequeno exército de judeus para fazerem frente aos 25.000 soldados do exército sírio-grego.

SEGUNDO MILAGRE: DIVINA PROVISÃO
Quando os sacerdotes judeus entraram no Templo afim de o rededicarem e acenderem a Menorah (candelabro de 7 braços) só encontraram um pouco de azeite numa pequena garrafa - que chegava apenas para um dia.
Mas Deus fez um milagre, e aquela pequena quantidade de azeite que só chegava para um dia, acabou por durar 8 dias seguidos, 24 horas por dia!

A VERDADEIRA LUZ REVELA-SE NO TEMPLO DE JERUSALÉM!
Mais de 100 anos depois, o Messias Jesus encontrava-Se dentro do Templo durante a Festa do Hanukkah quando Lhe perguntaram directamente: "És Tu o Messias?"
"E em Jerusalém havia a festa da dedicação (Hanukkah), e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.
Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe; Até quando terás a nossa alma suspensa? Se Tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente." (João 10:22-24).
E Jesus não hesitou, proclamando-Se o Messias, o Ungido de Deus: "Já vo-lo tenho dito, e não o credes." (João 10:25).

Que a sua vida seja iluminada nestes dias pela Luz do mundo: Jesus, o Messias!
Shalom!

1 comentário:

Anónimo disse...

Amém!!


Jesus a Luz do mundo.

Fabiana